- 082 -

Capítulo 9
Assistência Médica em acidentes de viação

Traumatismos da coluna vertebral


A avaliação e tratamento inicial correcto deste tipo de pacientes nas situações de urgência reveste uma grande importância por tratar-se de lesões graves e porque, além disso, poder condicionar em grande medida a sua evolução.


O tratamento clínico inicial de um ferido suspeito de ter sofrido um traumatismo da coluna cervical deve começar pela imobilização da cabeça e do pescoço, de maneira quase simultânea com a avaliação da respiração.


Deve manter-se sempre, nestes pacientes, o bloco cabeça-pescoço-tronco perfeitamente alinhado, evitando todo o movimento brusco ou exagerado de flexão, extensão, rotações ou inclinação lateral da cabeça e pescoço (figura 9.3).







Figura 9.3. Estabilização manual da cabeça de um acidentado de viação, para evitar lesão cervical.

. Traumatismos torácicos 

Como já se mencionou no Capítulo 7, os acidentes de viação, junto com os acidentes laborais, são as duas causas mais frequentes dos traumatismos torácicos. Com frequência tratam-se de politraumatizados que necessitam de uma terapêutica geral (R.C.P., choque, hemorragia, etc.), além do tratamento do seu traumatismo torácico.


. Traumatismos abdominais


A gravidade dos traumatismos abdominais baseia-se especialmente na possível existência de uma lesão visceral, capaz de produzir alterações sistémicas importantes como são a peritonite ou a hemorragia.


As estatísticas consultadas mostram que a causa mais frequente dos traumatismos abdominais voltam a ser os acidentes de viação, com 49%, e a víscera mais afectada, é o baço.


Dentro destes traumatismos abdominais foi descrito o denominado "seat belt syndrom" ou síndrome do cinto de segurança, já mencionado anteriormente. A classificação e tratamento deste tipo de lesões, assim como o referente a traumatismos torácicos, foi estudado/ abordado no capítulo correspondente.


. Outras lesões

- Traumatismos das extremidades. 

- Esmagamentos.

- Hemorragias. 

- Queimaduras. 

- Lesões de órgãos abdominais. 
 

«««     082     »»»