- 044 -

Capítulo 5
Traumatismos músculo-esqueléticos

. O que faz das luxações um tipo de lesão relativamente urgente é a possibilidade que a deslocação dos extremos ósseos comprima um nervo ou vaso importantes, comprometendo a invervação ou transporte sanguíneo à zona distal da lesão.

Se está comprimido um nervo, o paciente apresentará formigueiro, insensibilidade ou incapacidade de mobilidade normal.

Se está comprimida uma artéria, não terá pulso, a extremidade estará fria, pálida, com a consequente gravidade da não chegada do sangue.

HÁ SEMPRE QUE AVALIAR O PULSO, A FORÇA E A SENSIBILIDADE NA ZONA DISTAL A UMA LESÃO MÚSCULO-ESQUELÉCTICA.

A ausência de pulso ou uma alteração nervosa indica que essa extremidade está em grave perigo e há que transportar o sinistrado para um Centro Hospitalar sem demora.

. A atenção de uma luxação é muito similar à de uma fractura. Logo veremos as técnicas mais adequadas de imobilização, em função do tipo e localização da lesão.

OUTRAS LESÕES

. Os entorses são lesões nas quais um ligamento está parcialmente distendido, como consequência de um movimento articular forçado, em qualquer eixo do espaço, para além dos seus limites normais de mobilidade.

As articulações que mais frequentemente sofrem entorses são o joelho e o tornozelo: Diferencia-se da luxação na medida em que no entorse não se perde o contacto permanente entre as superfícies articulares.

Os sintomas são:
Dor, inflamação e, por vezes, hematoma. Às vezes não é fácil diferenciar um quadro do outro, pelo que todo o entorse grave deve ser tratado como uma fractura ou luxação.

TRATAR TODO O ENTORSE GRAVE COMO SE FOSSE UMA LUXAÇÃO.

. As contusões musculares são conselquencia do impacto directo de um objecto mais ou menos sólido contra uma massa muscular.


A sintomatologia consiste em dor, impotência funcional e limitação da mobilidade. Nas contusões graves pode produzir-se hematoma e hérnia muscular. 

O tratamento baseia-se na aplicação de gelo na zona, ligadura compressiva, elevação da extremidade afectada e repouso. Não aplicar massagens intensas nem calor num primeiro momento. 
 

«««     044     »»»