- 050 -

Capítulo 6
Traumatismos cranioencefálicos e da coluna vertebral








Figura 6.2. Anatomia do Sistema Nervoso Central (Legenda:
crânio, dura-mater, líquido cefalo-raquidiano,cérebro, cerebelo, bulbo raquidiano, apófise espinhosa, raízes nervosas e medula espinal).
É formada por 33 vértebras divididas em 5 regiões que, de cima para baixo, são as seguintes: 7 vértebras cervicais, 12 torácicas ou dorsais que se articulam com as 12 costelas para formar o tórax, 5 lombares, 5 sagradas fundidas entre si e que se articulam com a pélvis e 4 no cóccix, também fundidas.

. Cada vértebra é formada por uma parte interior que é o corpo vertebral e uma parte exterior o arco vertebral que delimita o orifício vertebral. Estes orifícios estão alinhados de baixo para cima, uns com os outros, formando um canal vertical através do qual passa a medula espinal (figura 6.4).

Como no cérebro, a medula espinal está protegida pelas três membranas meningeas e pelo LCR. A função da medula espinal é conectar o cérebro com o resto do organismo através de numerosos feixes nervosos.
Os impulsos mais importantes que se transmitem através destes feixes são os que controlam a POSIÇÃO do corpo, a SENSIBILIDADE à dor e à temperatura e o MOVIMENTO.

Figura 6.3. Coluna vertebral.
O conjunto das 5 vértebras sagradas e as 4 do cóccix é considerado, cada um deles como uma só vértebra, já que se encontram fundidas. 

«««     050     »»»