- 092 -

Capítulo 11
Segurança pessoal na intervenção




















Figura 11.2. Equipamento NBQ

Figura 11.2. Equipamento NBQ

De qualquer forma, deve-se ter a precaução em qualquer tipo de actuação de avaliar o possível contágio por contacto com os diversos fluídos corporais.


PREVENÇÃO DE DOENÇAS 

. Entre os sistemas de protecção, a vacinação contra uma série de doenças é um dos mais importantes. É um dos mais claros exemplos de prevenção primária.
Constitui uma medida que, aplicada no indivíduo, não só o protege a ele próprio, mas também protege a comunidade, ao cortar a cadeia epidemiológica, diminuindo o número de doentes.

. Os Bombeiros constituem um grupo de interesse especial, no que diz respeito à necessidade de prevenção, já que estão em contacto com uma série de factores de risco que podem favorecer ou desencadear o desenvolvimento de determinadas patologias.


Vamos referir-nos basicamente a três áreas de prevenção primária, importantes para o bombeiro: a vacinação anti-tetânica, a vacinação contra a Hepatite B e a vacinação contra o tifo.


. O tétano é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada pela acção sobre as células motoras do sistema nervoso, de um dos componentes da poderosa exotoxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), denominada tetanospamina.


A doença caracteriza-se pela aparição de uma hipertonia permanente dos músculos, que se manifesta de forma generalizada ou local e que afecta, principalmente, os seguintes grupos musculares:

- masseteres dando lugar ao sintoma denominado trismo (ou riso sardónico), em que a boca se fecha).

- dos canais vertebrais (causando opistótono, com hiperextensão do pescoço e tronco e rigidez nas extremidades).

- da nuca (rigidez da nuca). 

«««     092     »»»