- 086 -

Capítulo 10
Intervenções em condições de temperatura e húmidade elevadas

Nível de preparação física:

O corpo humano é tanto mais eficiente quanto melhor for o seu estado geral e maior o grau de preparação física. No entanto, uma boa preparação física não implica, necessariamente, uma maior tolerância ao calor.

Idade:

Com o envelhecimento perdem-se algumas condições físicas, ainda que também seja certo que aumenta a experiência, diminui o nervosismo e melhora a eficácia com que se realiza o trabalho.

Todos os factores mencionados anteriormente, condicionam a temperatura corporal profunda, a frequência cardíaca e a capacidade do nosso organismo para perder calor.

SISTEMA TERMO-REGULADOR

. Para facilitar a compreensão do mecanismo de acção combinado entre o calor e a humidade é necessário que abordemos, brevemente, os sistemas que o nosso organismo dispõe para manter constante a sua temperatura, à volta dos 37ºC. 

. O sistema de termo-regulação é completo pois deve manter um equilíbrio térmico entre o calor e a humidade, entre todos os nossos órgãos e sistemas, dentro de uma margem de temperaturas relativamente estreita.

. Para atingir este equilíbrio, a quantidade de calor produzido pelo corpo tem de ser igual à quantidade de calor perdido. Esta última pode variar de maneira importante em função, tanto das condições ambientais como da energia consumida pelo organismo durante a execução do trabalho.

. Por isso, os mecanismos que controlam a perda de calor devem ser tanto flexíveis como eficientes.
Vamos abordá-los em seguida (figura 1 0. 1).

. Radiação:

As perdas por radiação podem chegar até 30% do total das perdas de calor de um organismo em repouso. Perde-se calor por ,radiação quando a temperatura ambiente é inferior à temperatura corporal. Se a temperatura ambiente é maior que a do corpo, este tenderá a absorver o calor.


Figura 1 0. 1. Mecanismos de perda de calor do nosso organismo. 
 

«««     086     »»»