- 035 -

Capítulo 4
Queimaduras e Congelamento

QUEIMADURAS TÉRMICAS

. São as causadas pelo calor em qualquer das suas formas: fogo, líquidos quentes, sólidos quentes, vapores quentes, etc. À lesão superficial causada pelo agente térmico podem juntar-se, por vezes, lesões derivadas da inalação de fumo procedente da combustão ou de gases quentes.

. O primeiro passo, como já vimos, é afastar a vítima da fonte de calor. Deve-se impedir de correr ou permanecer em pé toda a pessoa cujas roupas estejam em chamas/a arder. Pelo contrário, deve-se deitá-la no chão e apagar as chamas com água, envolvendo-a com uma manta ou algo semelhante ou, inclusivamente, fazê-la rodar. Aplicar água abundantemente sobre a zona queimada para esfriá-la e deter a acção do calor. 

. Nas queimaduras de primeiro grau, submergir a área afectada em água fria ou, se não for possível (face, tronco), aplicar compressas frias sobre a zona queimada. Isto detém a acção do calor e alivia a dor. Não deixar que o paciente arrefeça. Não colocar nunca na queimadura cremes, pomadas, sprays, gazes vaselinadas, etc. Quando chegar ao Centro de Urgências e lhas forem tirar, causarão mais dor 

. O tratamento das queimaduras de segundo grau é muito semelhante ao anterior. Além de aplicar água fria, pode elevar-se a zona afectada para diminuir a formação de edema. Não romper nunca as bolhas que se formam sobre a zona queimada. São a melhor protecção da mesma.

. Nas queimaduras de terceiro grau, além do que se referiu anteriormente, cobrir a zona com compressas esterilizadas secas. Se a área queimada é muito extensa, cobrir o paciente com um lençol esterilizado. Proteger a vítima das temperaturas elevadas.

EM NENHUM CASO ADMINISTRAR ALGO POR VIA ORAL.

MANTER A VÍTIMA QUENTE.





QUEIMADURAS QUÍMICAS
. Produzem-se quando a pele entra em contacto com produtos ácidos ou básicos fortes ou com qualquer outro material corrosivo.

A queimadura progride enquanto a substância corrosiva está em contacto com a pele; portanto, a nossa actuação será dirigida para a eliminar o contacto entre o agente químico e o corpo da vítima.

. A rapidez é fundamental. Começar, imediatamente, a lançar grandes quantidades de água sobre a zona afectada.
Depois de uma irrigação, inicial de uns 5 minutos, despir a vítima, já que podem estar contaminadas pelo agente químico, e continuar a lançar água durante, pelo menos, 30 minutos.

Nas queimaduras causadas por bases fortes recomendam-se uma ou duas horas de lavagem com água abundante. 

«««     035     »»»