- 026 -

Capítulo 3
 Feridas e Hemorragias

. Uma maneira muito simples de recordar as medidas a tomar no 
tratamento das contusões é resumi-las numa pneumónica: CGET (CHEF, no original)

- Compressão da área lesionada para diminuir a hemorragia e a inflamação.

- Gelo sobre a zona durante 20-30 minutos para provocar a contracção dos vasos.

- Elevação da parte afectada, se possível, a um nível acima do coração.

- Tala de imobilização na extremidade lesionada ou repouso da zona.


TRATAMENTO DAS CONTUSÕES

C Compressão
G Gelo
E Elevação
T Tala de Imobilização


. As feridas abertas são potencialmente muito mais graves, como mencionamos anteriormente, fundamentalmente pela possibilidade de hemorragia e de infecção.

Toda a ferida aberta é uma ferida contaminada, que poderá infectar-se ou não em função do tratamento que lhe aplicamos.

Portanto, os dois princípios gerais para o tratamento das feridas abertas são:

- Controle da hemorragia.

- Manter a ferida limpa: Retirar a roupa que cobre a ferida, eliminar sujidade e os corpos estranhos mediante a irrigação de soro ou água esterilizada e cobrir a ferida com compressas esterilizadas.

. De uma forma geral, as feridas abertas classificam-se em quatro categorias:

- Abrasões: Ferida superficial por fricção da pele sobre uma superfície rugosa, com perda de parte da epiderme (camada superficial). Não limpar uma abrasão "in situ". Cobri-lo apenas com uma gaze esterilizada.

- Lacerações: Ferida produzida por um instrumento cortante. Se tem os bordos limpos e regulares e nítidas denomina-se somente ferida incisa. Quase sempre, a prioridade no tratamento destas lesões é o controle da hemorragia.

- Feridas Perfurantes: Produzidas por um objecto ponteagudo. Geralmente, não são a causa de uma hemorragia externa importante, mas se forem profundas podem lesar algum órgão, causando uma hemorragia interna que pode ser mortal.

- Avulsões: Ocorre quando há arrancamento parcial ou completo de pele. Quando há avulsão total de qualquer parte do corpo diz-se que foi amputada.
Para o tratamento de uma avulsão parcial, limpar rapidamente a ferida, através da irrigação de soro fisiológico, eliminando toda a sujidade e corpos estranhos presentes e colocar a parte lesionada no seu lugar segurando-a com uma compressa esterilizada.

«««     026     »»»