- 025 -

GENERALIDADES

. Uma ferida é toda a lesão de tecidos moles, quer dizer, uma lesão da pele afectando ou não o tecido celular subcutâneo e a musculatura subjacente. Podem ser:

- Fechadas: Há lesão nos tecidos moles subjacentes à superfície cutânea, mas não há ruptura da continuidade da pele. A ferida fechada mais típica é a contusão.

- Abertas: Há uma solução de continuidade da pele. São potencialmente mais graves pelas possíveis hemorragias e infecção.

. É muito importante recordar que apesar de serem, em determinadas ocasiões, as mais evidentes e/ou dramáticas, são lesões cuja atenção, em geral, não é prioritária a menos que comprometam a permeabilidade das vias respiratórias ou sangrem muito.

NÃO DEIXES QUE O DRAMATISMO DE UMA LESÃO DE TECIDOS MOLES TE DISTRAIA DA REANIMAÇÃO

. Toda a ferida aberta é uma ferida contaminada, quer dizer, que nela penetraram microorganismos e portanto é susceptível de infectar ou não, conforme seja tratada inicialmente.

. Chama-se hemorragia à saída de sangue fora dos vasos sanguíneos. Podem ser: 

- Externas: O sangue sai para fora do corpo através de uma ferida.

- Internas: O sangue acumula-se no interior do corpo.

- Exteriorizadas: O sangue sai através de um orifício natural.

. Teoricamente, as hemorragias podem classificar-se, segundo o tipo de vaso que foi lesionado, em arteriais ou venosas. Na prática, a maioria das feridas abertas apresentam tanto sangue arterial como venoso e o socorrista encontra-se, simplesmente, diante de uma ferida que sangra.

FERIDAS

. Dentro das feridas fechadas a mais típica, como referimos anteriormente, é a contusão. 

Clinicamente, podemos ver:

- Dor e inflamação. 

- Poderá existir equimose (mancha azulada, violácea) devido à ruptura de pequenos vasos.

- Se tiver ocorrido ruptura de grandes vasos, haverá um hematoma ou concentração sanguínea debaixo da pele. 
 

«««     025     »»»