- 017 -

Capítulo 2
 Reanimação Cardiopulmonar (R.C.P.) Básica


Figura 2.7. Colocação da
 vítima para realizar a
 manobra de respiração
 boca a boca.
3.- Quando o tórax se tiver elevado, retirar a boca da do paciente e permitir que expire, escutando e sentindo a saída do ar (fig.2.3).

-Técnica de respiração "boca a nariz":

1.- Quando, ao soprar pela boca, se encontra uma obstrução ou a boca não seja facilmente acessível, passar rapidamente à respiração "boca a nariz".
2.- Colocar a mão em "concha" por baixo do mento do paciente e fechar-lhe a boca com o polegar.
3.- Inspirar profundamente, rodear o nariz do paciente com a nossa boca e soprar. Se usarmos uma máscara, corno se vê na figura 2.8., o nariz e a boca ficam dentro da mesma.

. Para colocar a máscara, aplicar primeiro o bordo da mesma entre o lábio inferior e o mento da vitima para assim afastar o lábio inferior e manter a boca aberta por baixo da máscara.

Aplicá-la firmemente contra a face da vítima com os dedos polegares, enquanto que com os outros dedos, colocados em ângulo superior do maxilar inferior, traccionamos para cima a mandíbula.

As indicações relativamente à expiração e ao ritmo são as mesmas que na respiração boca a boca.

2.- Inspirar profundamente, colocar a boca à volta da do paciente e soprar moderadamente, apertando o seu nariz com os dedos. De cada vez, verificar se o tórax se levanta quando sopramos. Se disposermos de uma máscara para respiração artificial, é aconselhável utilizá-la sempre que possível (figura 2.8).

Figura 2.8. Manobra de
 respiração boca a boca,
 usando máscara.


«««     017     »»»