Portugal Rádio CB não uma estação de "rádio" online

Temos recebido alguns e-mails perguntando que tipo de música transmitimos e qual o nome dos nossos DJ's... Para tentar esclarecer os que não têm a mínima noção do que é a rádio, informamos o seguinte:

Portugal Rádio CB - http://www.radiocb.com - não é um site de uma estação de "rádio" online. Nós não transmitimos música pela Internet nem não pouco somos DJ's na Web. Nós somos radioamadores. Comunicamos com outros radioamadores espalhados por todo o mundo através do espectro radioeléctrico. Nós somos possuidores de equipamentos de rádio que emitem e recebem várias frequências em vários comprimentos de onda. Por lei, estamos impossibilitados de transmitir música e não podemos usufruir compensações monetárias pelo nosso passatempo. Nós somos amadores e não profissionais.

BANDA DO CIDADÃO, ou Rádio CB. CB são as iniciais do termo americano Citizen’s Band. Os utilizadores da Banda do Cidadão (CB) chamam-se cebeístas. A exploração do espectro radioeléctrico é repartida entre duas categorias de utilizadores: as estações radioeléctricas profissionais e amadoras.

Estações de radiodifusão

As estações radioeléctricas profissionais, ou estações de radiodifusão, também chamadas brocast ou broadcasting, têm como função a divulgação de todo o tipo de informação, recorrendo à publicidade como suporte monetário para a sua sobrevivência.
São em estúdios, preparados para o efeito, onde de produzem as emissões de rádio que são escutadas um pouco por todo o mundo, em função das frequências utilizadas e altura do dia e/ou da noite em que são emitidas.
As estações de radiodifusão só transmitem em uma via. Ou seja, são emissores e não receptores.

As "estações de rádio" online

Presentemente, com o avanço das novas tecnologias de informação e com a generalização da Internet, qualquer pessoa possuidora de um computador ligado à rede global, pode criar uma simulação de uma estação de radiodifusão.
É a tecnologia de voz sobre IP.
Com a instalação e configuração de dois ou três programas que se puxam, gratuitamente, da Internet para o computador, pode-se transformar o mais pacato informático, no mais aguerrido JD de uma “estação de rádio”, debitando decibéis para o “ciberespaço”. Mas isto não rádio. Isto é uma simulação… E na Web, existem milhares e milhares destas simulações um pouco por todo o mundo.
As estações radioeléctricas amadoras, são representadas pelos radioamadores e pelos cebeístas.
Para se tornar radioamador certas condições são necessárias: assimilação de noções técnicas e jurídicas ligadas à utilização da estação, cujo controlo de conhecimentos dá lugar a uma licença escalonada de acorda com o respectivo nível.
Esta licença diz respeito a um campo de aplicação rigoroso. Este conjunto de condições restritivas constitui uma forte barreira à vocação de elevado número de potenciais bons radioamadores desencorajados pelas grandes dificuldades de acesso.
Felizmente existe um outro género de estações radioeléctricas amadoras, acessível à generalidade dos cidadãos, permitindo o tráfico sobre uma banda única de frequências, sem obrigatoriedade de conhecimentos técnicos profundos, utilizando equipamentos previamente homologados - a Banda do Cidadão, ou CB (iniciais do termo americano Citizen’s Band).

As estações de Rádio CB

A Banda do Cidadão, ou CB, é uma forma de comunicação rádio, de características bidireccionais (duas vias - emitem e recebem), utilizando a faixa de frequência dos 27 MHz, onda dos 11 metros (onda curta), de fácil manuseamento e de custo relativamente acessível.
Pode ser usada em fixo, em móvel ou em portátil e não carece de conhecimentos técnicos profundos.
A Banda do Cidadão reúne em si os factores necessários para que a sua utilização se propague rapidamente. Por isso, é justamente designada por "Banda do Cidadão, a radiocomunicação de todos". O que numa fase inicial não passava de mero instrumento de entretenimento é já hoje considerado um "serviço de utilidade pública" por todos aqueles que utilizam dignamente este potente meio de comunicação rádio e, também pela população era geral que, um pouco por toda a parte, vai sentindo a real importância que a Banda do Cidadão tem no auxílio, especialmente em situações dramáticas de carência.

Luís Forra
CB "Dakota Bravo"
25 de Outubro de 2006

 

 

Este site está optimizado para ser visualizado em 1440x900

Copyright © 1996, Portugal Rádio CB