4W AM/FM e 12W SSB - Miragem ou uma possibilidade?

A propósito de um documento que o Senhor Enrico Campagnoli, Presidente da ECBF - Federação Europeia da Banda do Cidadão (facção italiana), nos enviou, recebemos do Senhor Oscar Espallargas, assessor técnico da FCCB - Federação Catalã de CB e membro da ECBF - Federação Europeia da Banda do Cidadão (facção francesa), o pedido de publicação de resposta ao dito documento. A resposta é composta por quatro documentos.

 

Carta dirigida a Luís Forra e adaptada ao português

 

Caro Luís

Gostaria de rectificar algumas imprecisões sobre o documento que anda a circular pela Internet, e que fazes eco no vosso site. Gostaria pois, que, o que vou escrever seja no site da Liga CB.
Pouco tempo depois da ultima vez que vos vimos em Tomar, no ano 2006, a ECBF, membro do European Telecommunications Standards Institute (ETSI) desde o ano 1989 e a Association Européenne de Radiocommunications (AER) membro do ETSI desde o ano 1999, solicitaram conjuntamente a modificação do actual Standard Europeu da CB.
Simplificando, entre outras coisas o aumento de potencia em AM e SSB a 4W e 12Wpep respectivamente.
Para fazer isso, ademais da ECBF e AER que solicitaram fazer a modificação, também deram o seu apoio ao projecto os seguintes membros do ETSI: BMWI ; Ministério de Industria (ESP); CTE International; UNIDEN; A.S.P.; Deutscher Amateur Radio Club; AFUTT; m.dudde high frequency technology .
Desejo confirmar que a ECBF participou nas reuniões de modificação das normas de CB e do documento de Referencia SR Doc TR102626 primeiro na pessoa do secretario geral, naquela época o Sr. Edgard Rosello e actualmente o Vice presidente da ECBF o Sr. Alfonso Medina. Alguma reunião de comité, a qual que não foi possível assistir a o Sr. Medina, foi atendida pelo presidente Sr Löchter.
Como mostra está a foto do site da ECBF http://www.ecbf.eu/etsi_mainz.html na qual está o Sr. Löchter com o Sr. Brian Copsey a sua direita e no lado esquerdo, os Srs. Pfannebecker e Gajek membros alemães da ECBF. Esta reunião teve lugar na sede da administração alemã (BMWI) no dia 21 de Janeiro de 2009.
Por certo o Sr. que assina o documento que circula na internet, jamais, nunca na vida participou em uma reunião técnica do ETSI que tivesse alguma relação com os 27MHz. Não participou nem nas reuniões realizadas na mesma Itália.
Quando em Portugal entre os anos 1993-96 se anunciou o desaparecimento da AM e da SSB, foi a ECBF com o seu representante o Sr. Victor Reis, o secretario da Federação Catalã da CB (FCCB) e eu mesmo, que nos deslocamos a falar com o pessoal da administração portuguesa. Primeiro com o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e depois com a ANACOM naquele tempo ICP, na Av. José Malhoa de Lisboa. Intentando convencer as autoridades que se estava fazendo uma nova normativa Europeia que contemplava a AM e a SSB.
Fomos ouvidos. Após o ano 2000, Portugal continuou a ter AM e SSB, com uma potencia inferior, mais era melhor que nada.
É esse o objectivo, aumento da potência até aos 4W AM e 12W em SSB, que estamos a trabalhar desde há três anos.
Em este período de tempo, convido as pessoas a ler este escrito e descobrir que país europeu modificou a sua legislação de CB, perdeu os 12W pep, e agora está restringido a somente 34 canais com 5W em AM.
Luís, quando afirmaste, num editorial passado, no site da Liga: Uns estão a falar muito e fazer pouco pela CB, os outros não falam mais fazem.
É triste ver que quem diz que foi usurpado do seu nome, agora está a fazer mais ou menos a mesma coisa: está a usar a medalha de um trabalho feito por outros. Mais isso não é de agora, já vem de tempos atrás, divulgando falsidades, explicando os fatos à sua maneira, faltando à verdade.
A história já é conhecida, talvez não por todo o mundo, mas agora não é o momento nem o lugar de voltar a explicar tudo. Compreendo caro Luís o teu desejo de que a Liga CB continue neutral.
É nesta premissa de neutralidade, já que há algum tempo atrás foram publicados documentos do Sr. Campagnoli, que peço a publicação dos quatro documentos anexados:

1) Escrito no mês de Junho de 2007, do Sr. Campagnoli à Agencia Europeia de Marcas (OAMI) dizendo que a sua ECBF estava registada num tabelião.

2) Escrito no mês de Agosto de 2008, dizendo que o registo do tabelião só tem valor para fixar uma data e que isso não tem capacidade jurídica.

3) Escrito o mês de Novembro, da prefeitura de Milão dizendo que não há registo da ECBF.

4) Atestado do ETSI de Janeiro de 2009 certificando que a ECBF, com endereço em Rennes França (a sede da ECBF é o domicilio do Secretario Geral), é membro do ETSi desde o ano 1989.

Como se demonstra pela documentação aportada, a dita ECBF italiana não existe juridicamente.

Peço desculpas se o meu português está um pouco enferrujado mas acredito que dá para entender perfeitamente. Lembro-me daquele antigo ditado português: "Quem não trabalha, atrapalha". Desgraçadamente, há pessoas que trabalham para atrapalhar.

Um abraço Luís.
Oscar Espallargas
Assessor técnico da FCCB
Membro da ECBF

 

Este site está optimizado para ser visualizado em 1440x900

Copyright © 1996, Portugal Rádio CB