- 019 -

Capítulo 2
Reanimação Cardiopulmonar (R.C.P.) Básica

5 . Vítima inconsciente que não respira.
Os movimentos respiratórios estão ausentes e o indivíduo não responde a estímulos. - Actuação: - Verificar a permeabilidade das vias respiratórias. - Iniciar imediatamente a respiração artificial.

APOIO CIRCULATÓRIO

. A paragem cardíaca define-se como a "interrupção súbita da circulação num paciente em que tal não se esperava que acontecesse nesse momento". . A paragem cardíaca diagnostica-se quando estamos perante todas as situações seguintes: inconsciência, ausência de respiração, morte aparente (palidez ou cianose, quer dizer, cor azulada) e ausência de pulso nas grandes artérias (por exemplo, carótida ou femoral). A ausência de pulso na artéria carótida (figura 2.10) é o mais importante de todos os sinais.

Figura 2.10. Para palpar o pulso na artéria carótida localizar primeiro a cartilagem cricóide ("noz") com os dedos indicador e médio, deslocando-os lateralmente sobre o pescoço até notar uma pulsação na ponta dos mesmos.
 
. Se se diagnosticar uma paragem cardíaca deve-se realizar as compressões cardíacas externas, para manter a circulação artificial: - Colocar o sinistrado sobre uma superfície dura. - Localizar o ponto de compressão no terço inferior do esterno (figura 2.1 1).

Figura 2.1 1. O ponto de compressão para a massagem cardíaca encontra-se dois dedos acima do apêndice xifóide ("boca do estômago ").

Figura 2.12. Posição das mãos para a realização da massagem cardíaca 

«««     019     »»»