|
Transcrição do artigo publicano no site http://www.lustaniacb.com
Uma ideia para debater:
Federação Nacional de Clubes CB
Caros colegas e amigos:
Como é sabido desde há muitos anos, as instituições oficiais, nomeadamente a ANACOM, estão-se nas tintas para a Banda do Cidadão e para a defesa dos nossos direitos. Tomam decisões de forma (quase que diria) abusiva e discriminatória contra a CB em detrimento de outras formas de comunicação certamente mais lucrativas e populares ou populistas.
Temos as empresas de telemóveis a montar antenas em todo o lado, mesmo contra a vontade das populações, junto a escolas e infantários, ao lado de habitações, etc.
Enquanto isso nos prejudicaram com a nova regulamentação sobre a montagem das antenas. Temos a ultima novidade: a DISTRIBUIÇÃO DE INTERNET PELAS LINHAS DE ENERGIA ELÉCTRICA - PLC (Power Line Communications) que, como se sabe ou se imagina, vai mais uma vez lesar terceiros (e neste caso somos nós uns dos sorteados). Como sempre não nos perguntaram nada nem pediram pareceres a ninguém, marimbando-se para os cibistas e radioamadores.
Podia estar aqui a encher páginas e páginas de situações em que somos postos de lado e ignorados. Tudo porquê? Não temos visibilidade e a CB não faz ganhar eleições. Apesar de algumas iniciativas de alguns "heróis" e "carolas" que dão muito seu tempo e trabalho pela nossa causa, o que é facto é que salvo uma ou outra excepção ninguém reconhece as potencialidades da nossa banda e a utilidade publica que pode ser.
Olham-nos como uns "malucos que andam p´ra aí a brincar com uns rádiozecos". E na minha opinião a culpa desta situação é quase toda nossa.
São bem-vindas todas as iniciativas que grupos como a NARCB, a LIGA, os Marafados de Portimão entre outros, fazem pela dignificação da CB, mas penso eu que é insuficiente. Precisamos de unir-mos esforços no sentido de uma maior representatividade junto de quem tem o poder. Precisamos de criar um fórum de discussão e debate amplo para encontrar soluções e as fazer chegar a quem de direito.
Nesse sentido a criação de uma Federação Nacional de Clubes CB podia ser uma ideia. O que se pretende em concreto?
Criar o tal fórum de discussão que falei à pouco.
Fazer iniciativas conjuntas para que tivessem um maior impacto e abrangência. Partindo do principio que existem clubes um pouco por todo o lado, essas iniciativas teriam um efeito a nível nacional, logo, teriam maior visibilidade junto da sociedade.
Fazermo-nos representar junto da ANACOM com propostas concretas, petições, reivindicações ou protestos. Se for a iniciativa isolada de um clube eles não se darão ao trabalho de ler o que esse clube tem a dizer. Já uma Federação é mais representativa.
Até aqui na internet podemos de forma concertada ter iniciativas comuns: por exemplo, se cada site existente e activo (como o caso do nosso) se manifestar de uma determinada forma com um determinado fim, a visibilidade junto da comunidade cibista será outra e o impacto será diferente.
Neste sentido o site Portugal Rádio CB já deu um primeiro passo ao disponibilizar espaço no seu servidor para o alojamento de páginas web sobre CB, tal como acontece com algumas associações de radioamadorismo. Obviamente aderimos e agradecemos a iniciativa.
Seria o fim ou a independência dos clubes? Claro que não. Continuariam os clubes a ser autónomos e donos do seu nariz tal como acontece hoje. A ideia desta Federação não é mais do que de uma forma concertada nos tornarmos visíveis e mais fortes.
Seria boa ideia que os clubes se reunissem em volta de ideais comuns e partilhassem com outros clubes esses mesmos ideais.
Até se podia aproveitar uma estrutura já existente como a Liga Para a Defesa da Banda do Cidadão. O que interessa é que nós, todos juntos fizéssemos algo diferente e mais grandioso pela defesa da CB. E quem sabe se os ditos cujos nos ligassem mais qualquer coisa por muito pouco mais que fosse. Já dizia o grande Martin Luther King - "I have a dream...", e este é o meu.
Carlos Carvalho (estação Lusitânia CB) |