Carregar aqui para ler e guardar, mais uma vez, o documento da Decisão ECC (11) 03
A ECBF - Federação Europeia da Banda do Cidadão ajuda o seu representante grego. É essa a sua obrigação. E o representante em Portugal? Não merece uma ajuda?
Transcrição de uma notícia publicada na págia do Facebook da ECBF - Federação Europeia da Banda do Cidadão
https://www.facebook.com/ecbf.eu

Negotiations are continuing between the Hellenic Ministry of Transport and Communications of Greece, and the HELLENIC CB RADIO CLUB OF USERS, main CB users association in Greece for the implementation of the European standard EN 300 433, which as stated in the decision CEPT ECC 11/03, allow the free use of CB citizens of Hellenic country.
The ECBF, through its President, Mr. Oscar Espallargas, and at the request of the President of the Hellenic Club of CB Radio Users, Mr. Gerasimos Manolatos, has contacted Mr. Christos Spirtzis, Greek Minister of Transports and Telecommunications, Mr . Stavros Kalafatidis, Radiofrequency Spectrum Director and Mr. Dimitris Tzortzis, Secretary of the Ministry of Transports and Telecommunications, to inquire about the implementation.

The Director OF SPECTRUM AND SATELLITE COMMUNICATIONS, S. KALAFATIS, confirmed by email to the President of the European CB Federation, Mr. Oscar Espallargas, the following:

Subject : “ Implantation of ECC Decision (11)03 in Greece ”
Ref.: “ Email of ECBF President dated November 12, 2015 , Our Ref. No 69749/1919/Nov. 19, 2015”

Dear Sir,
In replying to your Email, we would like to inform you as follows :
1. There is an internal Working Group appointed in the Directorate of Spectrum and Satellite Communications for for drafting a new CB Framework.

2. The working Group has submitted the final Draft for a Ministrial Decision taking under account all considerations and decisive parts of the ECC/DEC/(11)03.

3. Our common procedures before the issue of a Ministrial Decision is to upload the draft Decision, usually for 15 days, for Public comments.

4. As soon as the final Decision is published in the official Greek Government Gazette, then we will inform the CEPT ECO Office for the implementation of ECC Decision in our Legislation.

5. All along before and during the procedures for implementing the Decision the President of the Local Greek ECBF was/is kept informed and also made comments for consideration.

At your Disposal

DIRECTOR OF SPECTRUM AND SATELLITE COMMUNICATIONS
S. KALAFATIDES

Tradução e adaptação do texto anterior

As negociações continuam entre o Ministério Grego dos Transportes e Comunicações da Grécia, e o “HELLENIC CB RADIO CLUB OF USERS” (Clube Helénico de Utilizadores de Rádio CB), principal Associação Grega de operadores de rádio, para a implementação da norma europeia EN 300 433, que, conforme a decisão CEPT ECC 11 / 03, permite o uso livre da Banda do Cidadão na Grécia.
A ECBF (Federação Europeia da Banda do Cidadão) através do seu Presidente, Sr. Oscar Espallargas, e, a pedido do Presidente do Clube Helénico de Utilizadores de Rádio CB, Sr. Gerasimos Manolatos, entrou em contacto com o Sr. Christos Spirtzis, Ministro dos Transportes e Telecomunicações da Grécia, Sr. Stavros Kalafatidis, Director do Espectro de Radiofrequências e Sr. Dimitris Tzortzis, Secretário do Ministério dos Transportes e Telecomunicações, para saber o que se passa sobre a implementação.
O Director do Espectro e Comunicações via Satélite, S. Kalafatidis, confirmou, por e-mail, para o Presidente da Federação Europeia CB, o Sr. Oscar Espallargas, o seguinte:

Assunto: "Implantação de Decisão ECC (11) 03 na Grécia"
Ref.: "E-mail do Presidente da ECBF datado de 12 de Novembro, 2015
Nossa Ref. N.º 69749/1919 /Nov.19, 2015 "

Prezado Senhor,
Em resposta ao seu e-mail, gostaríamos de informá-lo do seguinte:

1. Há um grupo de trabalho interno, designado por a Direcção de Espectro e Comunicações via Satélite para a elaboração de um novo “quadro CB”.

2. O grupo de trabalho apresentou o projecto final para ser tomada uma decisão Ministerial considerando todos os aspectos e conclusões decisivas do ECC / DEC / (11) 03.

3. Os nossos procedimentos comuns, antes de uma decisão Ministerial, é disponibilizar o projecto de decisão para debate público, durante 15 dias.

4. Assim que a decisão definitiva for publicada no Diário Oficial Grego, então vamos informar o CEO (Directivo Executivo) da CEPT para a implementação da Decisão ECC na nossa legislação.

5. Durante esse tempo e antes da uma decisão, o Presidente da ECBF Grega local foi/é mantido informado e também pode emitir comentários para serem considerados.

Ao seu dispor

Director do Espectro e Comunicações via Satélite
S. Kalafatides


O nosso breve comentário

Não conseguimos entender qual a estratégia desta ECBF para com os seus representantes. Em Portugal, o seu representante oficial, é a Associação Templários CB - DX Intencional de Tomar, nomeada em Congresso realizado nos dias 16 e 17 de Julho de 2014, em Bruxelas, conforme fotografia acima publicada.
Perguntamos: onde está a divulgação aos cebeístas portugueses de todas estas movimentações e decisões sobre a Banda do Cidadão no espaço europeu?

Portugal Rádio CB só veio a saber, no passado dia 27 Outubro, através do colega espanhol "Juan Linux" de Cadiz, da adopção, pela ANACOM, das novas decisões do ECC (11) 3
É que, nem no "site" nem no Facebook da ECBF, esta notícia foi divulgada. Muito menos no Facebook da ECBF Portugal.
A notícia da colaboração entre os colegas gregos e a ECBF foi por nós conhecida, na semana que passou, através da página do Facebook da Federação. No Facebook da ECBF Portugal: nada. Será que os dirigentes da ECBF abandonaram o seu representante em Portugal? Tudo leva a crer que sim. Basta ler as notícias e tirar conclusões.

Mais uma vez concluímos que existe a tal "montanha". Mas só sabe "parir ratos". O primeiro rato parido, foi em 2008 com o célebre “encontro internacional de operadores de rádio CB onde estiveram presentes 12 países confirmados
Agora, durante dezasseis meses de representação, da "montanha" nada saíu. Será que vem aí um "ratinho" natalício?

Para que serve uma representação da ECBF em Portugal? Qual a razão de não haver nenhum dirigente da Associação Templários CB - DX Internacional de Tomar que divulgue todas estas movimentações cebeístas a nível europeu, para que macanudo fique informado e esclarecido? 
Será que a "ECBF Portugal", não tem nada a divulgar nas páginas que criou no Facebook?

https://www.facebook.com/pages/ECBF-Delega%C3%A7%C3%A3o-de-Portugal/1442862202703142?fref=ts

https://www.facebook.com/groups/1682084102021564/?fref=ts

A única coisa de jeito que se lê, numa das páginas, é uma declaração de intenções, abaixo transcrita. Mas como nós sabemos, com conhecimento de causa, que tudo isto é o blá, blá, blá do costume, não damos crédito algum a esta prosa já muito gasta e sem resultados.

"São objectivos da E C B F Delegação de Portugal promover o intercâmbio técnico e cultural entre seus membros. Defender o espírito C B e apoiar o desenvolvimento da banda do Cidadão. Apoiar as acções de defesa e vigilância, na rodovia, nos rios e nas matas carecendo dos seus serviços nas regiões de Portugal. Contactar grupos e associações C B que tenham como objectivo a utilização das comunicações como ocupação de tempos livres para permuta de conhecimentos. Dar a conhecer ao mundo, através da CB as belezas naturais das regiões de Portugal."

Como já afirmei, nós por cá não ficaremos de braços cruzados, mas não prometemos nada. A nível pessoal, eu e mais dois amigos vamos falar com uma pessoa nossa conhecida que nos pode proporcionar um encontro com alguém bem colocado no ambiente do poder.
Após o dito encontro, daremos algumas informações. Mas só aquelas que não ponham em causa o resultado do que, hipoteticamente, se possa conseguir.
Não era a nós que competia dar este passo. Mas como não há ninguém, vamos informar quem, eventualmente, nos pode ajudar, que a ANACOM já adoptou a decisão ECC (11) 03, faltando agora o Governo levá-la ao plenário da Assembleia da República para ser transformada em lei, como aconteceu com a grande maioria dos países da Europa.
No meio disto tudo, alguma coisa poderá surgir. Haja estratégia e paciência para aguardar as decisões que há tanto tempo esperamos. Seja qual for o resultado da nossa iniciativa, ficamos com a consciência tranquila por termos cumprido a missão a que nos propusemos.

Luís Forra
8/12/2015

Este site está optimizado para ser visualizado em 1440x900

Copyright © 1996, Portugal Rádio CB