Que canal 9?
Opinião publicada na página de "Portugal Rádio CB" no Facebook
 

Gostei de ver uma fotografia publicada em alguns “murais”, aliciando os cebeístas “desaparecidos” a voltar à Banda do Cidadão, introduzindo a seguinte pergunta:

“Não tens saudades do CB? Porque não voltas!?”

Depois, mais abaixo, em jeito de frase slogan, surge a afirmação:

“Em caso de catástrofe, o CB funciona”.

Em rodapé, escreve-se uma verdade incontestável:

“Qualquer catástrofe, possível de ocorrer, ocorrerá sem avisar”.

Concordo! E, obviamente, subscrevo! Só que, com todo o respeito pela Associação de produziu e publicou este apelo, discordo completamente com a referência ao “CANAL 9”. Não consigo compreender, nem tão pouco descodificar, o teor da mensagem.
A ideia que está implícita na mensagem escrita na fotografia é: em caso de catástrofe o CB funciona no CANAL 9. Então não poderia funcionar em outro canal? Ou em vários canais?
Actualmente, o canal 9 é como qualquer outro. Se fosse há trinta e cinco anos a situação era completamente diferente.
Quando será que o canal 9 e todas as teorias subjacentes à sua eficácia operacional, serão desmistificadas? Porque é que se continua a “vender” uma imagem errónea de um produto que só existe na memória longínqua dos que viveram, intensamente, a época dourada da Banda do Cidadão em Portugal?
Porquê continuar a ficar com os olhos húmidos, de nostalgia e frustração, quando se pensa na rádio-emergência em CB que funcionou pouco tempo, mas funcionou nos tempos áureos dos 27MHz?
Este saudosismo faz-me lembrar, a grosso modo, aquela imagem da viúva lacrimejante e desconsolada que, ao fim de quase quarenta anos, continua a visitar diariamente a campa do marido, relatando-lhe todos os acontecimentos do quotidiano, pedindo-lhe, inclusivamente, conselhos vários. Não será isto um quadro doentio?
E, os que, como eu, estiveram fortemente envolvidos e actuantes não só no nascimento da Banda do Cidadão em Portugal, como também da sua continuidade? Continuam a sonhar de olhos abertos? Obviamente que sim. Também não será doentio? Claro que sim: doentio e ridículo.
Mas, para mim, acabou. Acordei para a realidade.

Escuta em canal 9, alerta e conduta de um apelo de emergência, NÃO HÁ. O pouco que há, decorre em casos esporádicos quando se organizam simulacros e as radiocomunicações oficiais falham.
Escuta permanente do canal 9, não existe, mas pelo menos, assídua e calendarizada feita por alguma associação de bombeiros ou outra organização, NÃO HÁ. Ponto final, parágrafo.
Seja com for, eu respeitarei sempre o canal 9. Mas, por favor, não insultem a nossa inteligência com teorias esfarrapadas, inconsistentes e inatingíveis!
Isto chegou a um ponto que até a nível europeu há cebeístas, em certos países, que fazem concursos em canal 9…  Carregar aqui para ler.

Haja paciência.

 

Este site está optimizado para ser visualizado em 1440x900

Copyright © 1996, Portugal Rádio CB