“Desistir do CB, mas não desistir…do CB ”
No dia 29 de Dezembro de 2009 deixei uma mensagem no “Livro de Visitas” do site da ANARCB-DX demonstrando a minha confusão com as tomadas de posição do Sr. Seixo expressas nos dois ofícios, de sua autoria, publicados na página principal da ANARCB-DX.
No ofício datado de 1 de Dezembro de 2009 afirmava o seguinte:
“Sozinho não faz sentido organizar essas actividades de rádio CB”.
“Sozinho, como tem sido até aqui, não posso continuar, com muita pena minha”.
“Como já referi, não realizarei, sozinho, mais activares de CB, nem convívios”.
“Em 95% das actividades que realizei, foi a minha esposa que teve de me transportar. Como é do vosso conhecimento, a minha esposa é uma Senhora que fez um melindroso transplante hepático, tendo muitas restrições médicas que e leva a não poder fazer uma vida normal. O ter que me transportar, acarreta muito sacrifício e algum sofrimento que não desejo e quero evitar.”
Todos nós lamentámos a decisão do Sr. Seixo, mas compreendemos a sua atitude. Sozinho, sem ninguém para o ajudar a organizar uma activação rádio CB a uma serra, é extremamente complicado. Há que montar antena, equipamento, logística para comer, dormir e operar a estação durante muitas horas.
No fim, há que fazer todo o percurso inverso. Nós por cá, que fazemos esse”serviço” há 15 anos consecutivos e em alguns casos em condições que não desejamos a ninguém, estávamos solidários com o profundo desgosto e decepção que o Sr. Seixo estava a sentir em ter que deixar a sua grande paixão, que é o CB, por não ter ninguém que o ajudasse.
Mas também compreendíamos o alívio que o Sr. Seixo iria sentir em ter acabado o “sacrifício e algum sofrimento” da esposa, quando tinha que o conduzir às serras para operar a estação, pois o Sr. Seixo não tem carta de condução.
Era uma baixa importante para o CB, especialmente para a região de Tomar, mas é a vida. Uma região onde há duas Associações da Banda do Cidadão e tantos, e bons, cebeístas, é inacreditável como o Sr. Seixo não tem ninguém que o ajude. Enfim…
Passados alguns dias, mais propriamente no dia 28 de Dezembro de 2009, é publicado no site da ANARCB-DX um ofício datado de 29 de Dezembro de 2009, onde o Sr. Seixo, entre outras coisas, afirma o seguinte:
“Depois de uma reunião com o vereador do pelouro da cultura temos condições para realizarmos várias actividades de CB ao longo do ano de 2010”.
“Temos apoio da Câmara Municipal de Tomar, falta portanto o incentivo por parte dos utentes e utilizadores de CB”
Ficámos pasmados. Nem podíamos acreditar no que estávamos a ler. Mas, por outro lado, ficámos satisfeitos porque o Sr. Seixo conseguiu, finalmente, resolver todos os seus problemas cebeísticos de uma forma rapidíssima.
Em pouco menos de um mês, consegue o que nunca foi possível em muitos anos. Ainda bem, porque a Banda do Cidadão vai recuperar um grande activista, defensor e continuador das actividades de CB. Agora sim. Agora, o Sr. Seixo além de ter conseguido pessoal suficiente para o ajudar a organizar as suas activações, também tem à sua disposição os meios de transporte necessários para si e para todo o material de rádio, inerente à realização das activações rádio CB no alto das serras.
Calculo a alegria que vai na alma do Sr. Seixo porque ao “dar um tiro matou dois coelhos”. Ou seja, a Câmara Municipal de Tomar ao proporcionar-lhe apoio e todas as condições para a realização de várias actividades de CB, ao longo do ano 2010, tirou-lhe de cima dos ombros a angústia que sentia ao ver o “sacrifício e algum sofrimento” da esposa ao ter que o transportar até ao local das activações. Ainda bem que está tudo resolvido, graças à intervenção do pelouro de cultura da Câmara Municipal de Tomar.
O que nos faz confusão, e nos deixa um pouco incrédulos com este inesperado volte-face, é o facto do Sr. Seixo passar do nada, dando a imagem do “coitadinho” e “vítima do infortúnio”, para o tudo e mais alguma coisa com a Câmara Municipal de Tomar em pano de fundo.
Esta cena faz-nos lembrar uma outra, muito parecida com esta, também protagonizada pelo Sr. Seixo quando em 2007 queria virar as costas a tudo…
Para provar o que dizemos, transcrevemos parte de um e-mail que o Sr. Seixo nos enviou no dia 1 de Setembro de 2007 e o artigo de opinião que publicámos no nosso site em www.radiocb.com no dia 13 de Setembro de 2007 com o título “Morreu a actividade rádio CB na cidade de Tomar”.
(…)
“Aproveito para lhe dizer que dado á inactividade de CB pode dar por terminado o serviço da página da ANARCB-DX, pois não se justifica ter uma página na Net quando não há actividades de CB. Actualmente, infelizmente o que está em primeira-mão é o PMR e o eQSO, que para mim de CB não tem nada.
Pelo menos cá por estes lados não se ouve ninguém no CB. No entanto, quando eu tiver algum tempo e melhor financeiramente, tentarei fazer o meu melhor pelo CB.”
(…)
“MORREU A ACTIVIDADE RÁDIO CB NA CIDADE DE TOMAR”
Quem terá influenciado o Fernando Seixo, Estação CB “Estrela do Nabão” – Tomar, para ter virado as costas ao rádio CB? O que terá acontecido para este homem desistir de uma actividade que preenchia grande parte da sua vida e tanto trabalhou e lutou pela defesa e dignificação do CB na região de Tomar? O que será agora da recém-criada Associação Nacional Amadores Rádio CB – DX de Tomar (ANARCB-DX) que ele fundou e legalizou com escritura publicada no Diário da República, cobrindo todas as despesas - que foram muitas - com o seu próprio dinheiro?
Por conhecer bem, e há muitos anos, o Fernando Seixo como cebeísta e homem, lamento profundamente que a Banda do Cidadão possa estar em risco de perder alguém que tanto lutou pelo CB e que a todos nós, cebeístas militantes, muita falta nos iria fazer.
Poderei estar enganado, mas penso que o Fernando Sexo possa estar a ser vítima de si próprio por não ter ouvido a voz da razão e não ter considerado os conselhos que, em devido tempo, lhe foram transmitidos por pessoas experientes na matéria que ele pensava que dominava na totalidade.
Lendo-se a pequena fábula de La Fontaine, onde fala da atitude de uma rã, e aplicando-se a moral da história aos acontecimentos da vida real, talvez possamos compreender um pouco melhor o que se está a passar na Cidade de Tomar no seio de uma Associação da Banda do Cidadão, recentemente criada por um grande cebeísta português, mas esvaziada de ideias, pessoas e vontades. DÁ DEUS NOZES A QUEM NÃO TEM DENTES.
Será que anda aqui o “dedo” duns cheirantes mascarados de “capitães do mato” de meia-tijela, intitulando-se “comandantes” com a sua famigerada inclinação para a aldrabice e saque dos dinheiros de alguns incautos?
Será?
Luís Forra
13 de Setembro de 2007
Pois é. Há quem tenha a memória curta…
Quero reiterar tudo aquilo que tenho afirmado, ao longo dos anos e que é do conhecimento geral, sobre percurso do Sr. Seixo como militante da Banda do Cidadão.
Mas vou dar algumas dicas ao Sr. Seixo:
Desista da mania de querer fazer tudo, e mais alguma coisa, desenfreadamente sem organização e controlo; é preferível fazer menos, mas bem.
Acabe com essa treta de querer protagonismo onde ele não existe.
Cumpra com as promessas que tem feito aos cebeístas que participam nas actividades que tem organizado.
Não se deixe influenciar pelos maus conselhos de alguns “amigalhaços” e filtre, fortemente, certas companhias.
Assuma a sua idade e as consequentes insuficiências daí resultantes. Pense que já não é um rapaz novo e tem que olhar por si. Não queira dar passos maiores que as pernas que tem.
Não lhe fica nada bem essa coisa das, periódicas, lamentações que vai desistir do CB. Sabe, isso dá a entender que o Sr. Seixo gosta de ler, ou ouvir as reacções e os apelos dos macanudos para que mude de ideias e não desista do CB porque faz muita falta e etc., etc.
Claro que este blá, blá, blá, alimenta o seu “ego” e sente-se “aconchegado”, mas é-lhe prejudicial a médio prazo. Com o tempo, o pessoal deixa de acreditar nos seus lamentos e começa a desconfiar.
Não se precipite, tenho a calma suficiente para fazer uma análise profunda e ponderada das situações, evitando, mais tarde, o choro sobre o leite derramado.
Nada do que aqui foi escrito é ofensivo e só me limitei a reagir à NÃO RESPOSTA que o Sr. Seixo deu à minha pergunta no “Livro de Visitas” do site da ANARCB-DX. Senti a minha inteligência insultada.
“Aquilo” que escreveu no “Livro de Visitas” é tudo menos uma resposta. O Sr. Seixo mete os “pés pelas mãos” e não consegue fazer mais do que isso.
Para finalizar, e apesar de tudo, o Sr. Seixo pode contar com a minha ajuda, dentro das actuais possibilidades. Mas há uma coisa sempre a considerar: não vou deixar de participar nas activações rádio CB organizada pelo nosso Grupo, para participar directamente nas suas.
Uma organização conjunta, é uma possibilidade a considerar, mas sob determinadas condições.
Por fim, não querendo ser desmancha-prazeres ou agoirar o que seja, mas pela minha experiência nestas “coisas” e pela forma tão rápida e inesperada como o “assunto” se resolveu, penso que, daqui por algum tempo, iremos voltar ao mesmo tema. Sinto que a coisa não está bem explicada.
Luís Forra
30 de Dezembro de 2009
|