OS CALIMEROS NÃO SÃO PRECISOS

Nome: Jorge Faustino
Estação CB: Diodo
E-mail:
Localidade: Amadora
Data: 28 de Dezembro de 2005
Hora: 16:08

Opinião: A Banda do Cidadão que não temos e a que temos…

Comecei na Banda do Cidadão há já bastantes anos, mais concretamente em 1983. Já nessa altura muitos se queixavam que dantes é que era bom, poucos mas bons, etc., etc. Já nessa altura reinava a bagunça e o caos nos canais disponíveis e muitas eram as vozes que se levantavam numa posição de Calimero chorando os velhos tempos.

Confesso que já nesse tempo, nunca compreendi essas vozes porque o que eu esperava da CB era pura e simplesmente a diversão, o convívio e a amizade. Fantástico! Consegui! O meu 148 GTL levou a que conhecesse ao longo dos anos, várias pessoas com as quais me identifiquei e que ainda hoje tenho como amigos.
Certo é que também conheci muita m… ou seja muito lixo, mas a vida é assim mesmo: ao longo dos anos acabamos por conhecer muita gente que, pura e simplesmente, nunca devia ter nascido.

Para mim só houve um caminho: respeitar quem me respeitava e ignorar quem não me respeitava. Afinal o rádio tem um botãozinho que nos permite desligá-lo.

Por vários motivos, estive fora de frequência entre 1993 e 2005 tendo regressado neste momento com os mesmos motivos de há 23 anos. Curiosamente as ditas vozes de Calimero falam ainda mais alto, já que existem outros meios de se fazerem ouvir, e quanto a mim continua tudo na mesma.

Espantado, eu? Não! Penso que este é, e será o panorama normal de uma frequência livre e aberta a todos os que têm meia dúzia de patacos para comprar um rádio CB.

Acho muito bem que nos organizemos em associações, pois só assim podemos defender os nossos interesses. Mas penso que nos devemos cingir a questões meramente técnicas e a pedir a fiscalização a que temos direito, já que é inadmissível alguém desrespeitar toda a gente por completo e ficar impune.

Mas, meus amigos, deixem-se de balelas. A Banda do Cidadão vale o que vale, e aqui para nós, cada vez menos, já que existe forte concorrência protagonizada pelos computadores e pelos telemóveis, por exemplo.

Acredito que há 20 anos pudesse ser um meio de comunicação de recurso, mas temos de compreender que no contexto actual, quem precisa realmente de comunicar não vai pensar na CB, mas sim no telemóvel ou na Internet, que para além de ser certo em termos de objectivos, é confidencial à partida. Assim, qual é o espaço com que ficamos? O lúdico, claro. Que mesmo assim, ainda tem de competir com as consolas de jogos, TV’s com os seus inúmeros canais e afins.

Posto isto, apelo a todos, que como eu, que gostam da Banda do Cidadão, se deixem de lamechices, olhem para o futuro e não para o passado. Há que evoluir, começando de uma vez por todas e tentar a saborear tudo o que a Banda do Cidadão tem de bom, ignorando o que de tem mau.
Claro está, sem nunca deixar de estar atento, defendendo a dama com base nos seus potenciais efectivos e reais e não em sonhos completamente irreais completamente fora do contexto actual.

Os Calimeros não são precisos só fazem ruído não contribuindo positivamente para nada.

Jaafa

COMENTÁRIOS A ESTE ARTIGO

Nome: Alfredo Oliveira
Estação CB: Galera/Xcoisas
E-mail:
Localidade: Mercês
Data: 28 de Dezembro de 2005
Hora: 19:02

Opinião

Saudações Cordiais.

Tendo vivido na Amadora durante muitos anos, e onde iniciei a actividade que me apaixona, a da comunicação rádio, sou um Calimero.
E porque não?
Comunicação é prazer, não desprezo.
Comunicação é conhecimento, não insulto.
Em 80 a Amadora CB era pirata, mas era pirata civilizada e cordial.
Em 2005 temos piratas, e não só, mas também encartados na mais inqualificável estupidez e ordinarice. A falta de instrução não justifica a "linearidade" dos macacos que assaltam o CB como meio de escape das insuficiências mentais.
Sim, Diodo sou Calimero. Como tal, o tal botão está desligado, e os macacos falam sozinhos, e vão para o café dizer que não se ouve ninguém.
Mas que macacada...

_________________________________________

Nome: Jaafa
Estação CB: Diodo
E-mail:
Localidade: Amadora
Data: 3 de Janeiro de 2006
Hora: 21:09
Opinião:

Viva

Bom, está visto que o meu conceito de Calimeros não passou da melhor forma, perdoem-me, meus amigos, mas embora goste de escrever umas coisas, a escrita não é realmente uma das minhas melhores habilidades.
Calimeros, para mim, são os que se limitam a lamentar os estado das coisas sem conseguir ultrapassar as contrariedades e sem se conseguirem inserir num determinado contexto, obviamente, não conseguindo contribuir de modo positivo para uma banda do cidadão melhor, como é este o caso
Pelo que tenho visto não faltam...

_______________________________________________

Nome: Higino Amorim
Estação CB: Víbora
E-mail:
Localidade: Cabo da Praia - Terceira - Açores
Date: 3 de Janeiro de 2006
Hora: 8:24
Opinião:

Não bata tanto no ceguinho por que ele não chora

________________________________________

Nome: José Manuel Vieira Mendes
Estação CB: Sorriso
E-mail:
Localidade: Castanheira do Ribatejo
Data: 4 de Janeiro de 2006
Hora: 08:24

Opinião:

Dando-me a oportunidade de me manifestar sobre o assunto relatado pela Estação Diodo, tenho a comentar o seguinte:

Concordo com algumas coisas que li mas outras não, ora bem: Comecei a fazer rádio CB desde 1983 (CQD 9362 ) mas por várias razões estive fora uns longos anos e fiz o mesmo. Fui à arca do sótão e tirei o pó ao equipamento, e vá de o ligar.

Sr. Faustino! Acha que isto é rádio CB de quando o meu amigo começou? Claro que o Sr. diz que não, nesse tempo em que praticamente começamos no CB o Canal de chamada era o 11! Agora quando liguei o rádio o canal 11 não ouvi ninguém pensei: o que se passará?

Claro que corri canais e fui parar ao canal 34 LSB. Meu Deus que confusão, pensei que o rádio estava avariado e entrei noutras frequências. Mas não era, estava mesmo certo, estava nos 27.340 MHz.

Como diz, e muito bem, hoje existem outras tecnologias como o Sr. reporta mas quem gosta de fazer rádio como eu, que cheguei a levantar-me da minha cama ás 3 da manhã para ir ajudar um camionista que estava empanado na cimenteira SECIL em Alhandra, acha que hoje isso era possível com o CB que temos? Talvez sim, talvez não.

Hoje, infelizmente, tenho a oportunidade de estar no rádio as horas que eu quiser, mas sinceramente, da maneira como se fala, a falta de respeito… Essas pessoas não são dignas de fazerem rádio.
Neste momento usam o CB para informações relacionadas como por exemplo, se a portagem tal está (cagada), se há QRM 22 em tal parte assim-assim.
Sr. Faustino, quando se iniciou a fazer rádio de certeza que não era assim. Fui obrigado a tirar o rádio de casa e instalado na garagem, não é por causa de mim, mas sim por dois netos que tenho em casa comigo, que eu acho que ainda é muito cedo para aprenderem as baboseiras que dizem neste canal 34.
Eu sei que tenho outras opções, mas elegeram este canal como sendo de chamada não encontro em lado nenhum informação que as entidades oficiais o tenham permitido nem está em nenhum Decreto-Lei.

Concordo que a Banda do Cidadão tem que evoluir, mas na minha opinião que se faça uso dela com respeito uns pelos outros e não ofendam as pessoas, como tenho ouvido pessoas de certa idade serem ofendidas.
Acho que deveria haver uma entidade fiscalizadora para por termo a estas atitudes menos dignas daqueles que se intitulam Macanudos, e bem vistas as coisas nem estão habilitados a usarem rádio principalmente no móvel.

Claro que haveria muito mais temas para se debater mas ficará para outra altura. Faço votos para que o CB volte ao que era.

Cordiais 73/51 um Feliz 2006

__________________________________________

Nome: Daniel Santo
Estação CB: BARRACADA
E-mail:
Localidade: Caldas da Rainha
Data: 5 de Janeiro de 2006
Hora: 21:14

Opinião:

Tem toda a razão, o CB está uma bagunça. Eu tenho 23 anos e também esperava que o CB fosse para passar bons momentos, mas a maioria dos macanudos só dizem porcaria. Infelizmente, muito deles também não se encontram licenciados. Eu estou.
7351 a todos os macanudos que querem usar o CB com dignidade e respeito pelos outros.

________________________________________

Nome: Zé Manel
Estação CB: Sombra
E-mail:
Localidade: Maia
Hora: 12:45

Opinião:

Meus amigos, chega de lamentos e choradeiras. O que é necessário é ligar as “caixotas” e começar emitir e a continuar com a mesma atitude com que nos iniciamos na Banda. Ou seja, procurar o convívio e a diversão que antes tínhamos em modular.
Refiro que ando na banda desde 1984 e já vi e ouvi de tudo e também pensei desistir mas não. Continuo a ligar o rádio e continuo a “recocar” as “canaletas” sempre à procura de um QSO agradável, pois ainda há boa gente por cá.
Não desistam. Mantenham-se vivos e ajudem a despertar de novo o que tínhamos de bom. Quanto aos maus utilizadores, não lhes dêem importância e não enalteçam as más atitudes dos mesmos.
Votos de bons QSO's e cordiais 73's de
Zé Manel
Est. Sombra
CQK3069

_________________________________________

Nome: Paulo Moniz
Estação CB: Fénix (Op23)
Localidade: Murtosa (Torreira )
Data: 11 de Janeiro de 2006
Hora: 11:59

Opinião:

Será que é desta que se organiza a Banda? Estou à espera há 26 anos e até agora só vale a pena fazer DX para longe. Ainda que ex-mecânico rádio-montador, um tipo é forçado a andar ilegal...Só se ouve lixo por cá.

__________________________________________

Nome: António
Estação CB: Flap
Localidade: Sintra
Data: 28 de Janeiro de 2006
Hora: 16:18

Opinião:

Ler as várias opiniões sobre a CB, funcionou como uma máquina do tempo e fiquei a recordar as belas paródias e os bons amigos que se conseguiam via rádio.
Quando comecei, ainda era ilegal e funcionava tudo muito bem. Os serviços rádio eléctricos faziam algumas acções contra, mas não era grave.
No meu 2CV de jovem, a antena andava deitada junto ao tecto de lona. A CB era elitista, com os seus rádios comprados nos EUA.
Mais tarde foi legalizada e, digamos, massificou-se. Ficou como a IC19. Com tudo o que havia de bom e de mau. Como banda de cidadão, será sempre reflexo do que somos.
Compreendo os preocupados, que gostariam de ter uma frequência bem utilizada. Compreendo e concordo e sei que vamos conseguir. Sabem quando?
Quando não nos agredirmos na estrada, nem nas filas, nem no supermercado, nem no parque de estacionamento. Nessa altura, também ninguém se vai agredir via rádio. Nessa altura, somos uma nação com cidadãos e, portanto, capazes de usar a sua banda.
Saudações para todos.
António

_______________________________________

Nome: Maik India
Estação CB: Alfa Charly
Localidade: Geneve - Suiça
Data: 3 de Fevereiro de 2006
Hora: 17:18

Opinião:

Caros Srs.
Claro que concordo com muitos comentários aqui expostos. Já disse, algures noutros lados, que a rádio CB é uma forma de todos os cidadãos se contactarem. E eu digo todos. Bem e mal-educados.
Deixem-me dizer também que o canal 11 nunca esteve, por lei, como canal de chamada. Era simplesmente plebiscitado pelo organismo oficial e nada mais.
Hoje encontra-se o canal 34 LSB a fazer as vezes, simplesmente porque todo o mundo se lembrou de ir aproveitar-se de que esse canal era muito concorrido, internacionalmente, por centenas de portugueses.
Estou de acordo que há muita m.... na banda mas..........
Será possível que só há este canal?
Ou estes canais? 11AM e 34SSB? Uma coisa boa nesta banda é que há 40 Canais.
Tirem os vossos TX/RX da prateleira........
Escolham os vossos interlocutores...........
Respeitem mesmo aqueles que vos desrespeitam ou seja. Sejam tolerantes.
Só assim se livram de ser como esses de quem tanto se queixam
Mãos à obra por uma CB de qualidade e esqueçam os canais da confusão.
73/51
De CQG5184.
Alfa Charly.

__________________________________________________

NOTA DE PORTUGAL RÁDIO CB: Queremos corrigir a afirmação do colega Alfa Charly quando diz: (…) "Deixem-me dizer também que o canal 11 nunca esteve, por lei, como canal de chamada. Era simplesmente plebiscitado pelo organismo oficial e nada mais." (…). O canal 11 sempre foi e continua a ser, ao abrigo da lei, o canal de chamada. Veja aqui a legislação sobre este assunto.
Aliás, exceptuando o canal 11 e o canal 9, que estão resguardados pela lei com funções específicas, quem utiliza a Banda do Cidadão pode atribuir e chamar o que quiser aos restantes canais.

________________________________________________

Caros senhores:

Lamechices, resmungadelas, lamentações e outras que tais, está a Banda do Cidadão cheia. Dizer mal, que antigamente é que era, que a coisa está cada vez pior, que não se ouve ninguém e que quando se ouve é só mer..., e tantas e tantas outras opiniões (legitimas, é claro) mas que nada contribuem para a coisa melhorar, é o prato forte e o pão nosso de cada dia.
Esquecem-se que quando comecei a subir ao rádio isto estava bem pior (mais macanudos, é certo) mas quem conseguia falar num canal sem se ser importunado, levar com portadoras, música, insultos... quem conseguia fazer uma chamada no canal 11? Esquecem-se? É verdade que haviam muitos mais, mas também é verdade que a trampa era muito maior. Lamentações, choradeiras e saudades... de quê?
Desde que comecei que nunca deixei a CB (parei apenas cerca de 2 anos por motivos pessoais mas que nada teve a ver com a CB) e ainda cá estou. Pode não ser todos os dias, mas ando por cá.
No tempo em que se chora sobre o que foi ou deixou de ser ou lamentar-se sobre o que é agora ou deixa de ser, arregassem as mangas e comecem a subir novamente, participem e ajudem a revitalizar a banda.
Dêem ideias sobre como as coisas deviam ser mudadas e ajudem nessa mudança. A CB faz-se com pessoas, com os macanudos que gostam disto e não com quem desligou o rádio ou só o liga uma vez por ano.
E não me venham com essa de que existe a Internet e telemóveis e TV por cabo... eu tenho isso tudo, mas a rádio é sempre a rádio.
Não lamentem ou digam mal, reajam e mostrem que são diferentes!!!

Carlos Carvalho
Estação Lusitânia CB
Sto. António dos Cavaleiros
www.lusitaniacb.com
22 de Maio de 2006

Este site está optimizado para ser visualizado em 1440x900

Copyright © 1996, Portugal Rádio CB