Quando a esmola é muita, o pobre desconfia

Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano responde ao convite do Núcleo Amador de Rádio CB de Tomar

Se as palavras e intenções contidas forem verdadeiras (serão?), na resposta ao convite que o Núcleo Amador de Rádio CB de Tomar formulou junto da Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano, para estarem presentes no Almoço de Natal de 2004, como é hábito dizer-se, fez-se história.

É a primeira vez, em 26 anos como cebeísta e 25 anos como radioamador, que alguém dentro do “espectro” radioamadorismo, FELICITA o MERITÓRIO trabalho executado pelos cebeístas, HOMENAGEIA-OS PÚBLICAMENTE e considera-os RESPEITOSAMENTE, seus COLEGAS.

O Senhor Miguel Andrade que personifica e assina a resposta ao convite, em nome da Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano, vai-me desculpar, mas eu vou pôr um senão no espírito do conteúdo da sua resposta.
Sinceramente, quero acreditar que a mensagem transmitida seja verdadeira, mas devido aos ataques sofridos e à discriminação imposta por uma grande maioria de radioamadores a tudo o que seja, ou represente a Banda do Cidadão, desde que foi legalizada em Portugal em 1978, leva-me a interpretar as suas palavras como um ponto de vista meramente pessoal, e talvez de um cebeísta-radioamador como eu próprio.

Como diz o povo: “Quando a esmola é muita, o pobre desconfia”.

A minha desconfiança é fruto da experiência que acumulei como cebeísta-radioamador, sofrendo, por vezes, na pele os tais ataques e as tais discriminações vindas dos “velhos do restelo” que não admitiam sangue novo e não estavam habituados a serem lógica e civilizadamente confrontados.

Felizmente, de há alguns tempos a esta parte, o cenário tem mudado, pois muitos dos actuais radioamadores passaram pela escola do CB e a mentalidade retrograda e fundamentalista existente, foi alterada ou atenuada.
Os mais velhos foram morrendo, a camada seguinte sofreu a osmose cebeísta e outras formas de comunicações e tecnologias acessíveis a toda a gente, fez cair a maior parte do murro que dividia cebeístas de radioamadores.
E assim é que está certo: cada um na sua área e respeito mútuo, apesar de haver ainda alguma gente a denegrir e a hostilizar tudo o seja CB ou do CB.

Não me alongo mais, querendo agradecer ao Senhor Miguel Andrade e à Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano, como cebeísta inveterado que sou, as vossas amáveis palavras, sobretudo, vindas da boca de um dirigente de uma Associação de radioamadores.

Bem hajam.

Luís Forra
Estação CB “Dakota Bravo”
28 de Outubro de 2004

Resposta da Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano, ao convite da ANARCB-DX para estarem presentes no Almoço de Natal de 2004.

Ilustríssimos colegas,
Venho por este meio agradecer profundamente o convite anexo.
Na impossibilidade de poder confirmar já a minha presença venho por agora apenas confirmar a recepção da mensagem e dar conhecimento da mesma aos restantes colegas de Direcção.
Até dia 27 de Novembro seguramente daremos notícias. Seria nossa intenção poder garantir a presença de pelo menos um dos membros da Direcção em funções se tal nos for possível.
Aproveitamos a oportunidade para vos felicitarmos pelo meritório trabalho e deixamos aqui a nossa pública homenagem aos colegas da faixa dos 11 metros que todo o respeito nos merecem.

Com os melhores cumprimentos

Miguel Andrade
Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano»

Este site está optimizado para ser visualizado em 1440x900

Copyright © 1996, Portugal Rádio CB