|
CRIAR UMA FEDERAÇÃO CB PARA QUÊ ?
A propósito de um artigo publicado no “site” de Lusitânia CB com o título “Uma ideia para debater: Federação Nacional de Clubes CB”, gostaríamos de fazer a seguinte pergunta.
Criar uma Federação Nacional de Clubes CB para quê?
Existiram três Federações CB:
Federação Norte
Federação Centro
Federação Sul e Ilhas
Todas estão desactivadas, embora tenham escritura púbica.
Numa tentativa, desesperada, de se formar uma só Federação de CB em Portugal, porque todas as outras estavam mortas, realizou-se nos dias 20 e 21 de Janeiro de 1996, em Vieira de Leiria, a Assembleia Constituinte de uma Federação Portuguesa da Banda do Cidadão.
Resultado: após aprovação da totalidade dos pontos em discussão, todos foram para suas casas, muito felizes. Só que, como nós, tínhamos previsto, foi tudo por água abaixo.
Carregar aqui para ver a reportagem desta Assembleia Constituinte de uma Federação Portuguesa da Banda do Cidadão, que morreu antes de nascer. Ou seja, foi mais um nado-morto.
Actualmente, existe uma estrutura associativa legalizada e activa, que é a Liga para a Defesa da Banda do Cidadão, contemplando nos seus estatutos, a admissão, como associados, de organizações da Banda do Cidadão, estando tudo preparado para uma plataforma federativa.
Organizações da Banda do Cidadão associadas da Liga CB:
Associado nº 267
– Associação de Comunicações de Alpiarça – Alpiarça
Associado nº 506
– Associação DX Grupo Rádio Praia – Praia da Vitória – Açores
Associado nº 224
– Associação CB DX Internacional Templários – Tomar
Associado nº 422
– Clube Amigos da CB – Arazede
Associado nº 393
– Clube CB “Os Desgraçadinhos” – Setúbal
Associado nº 076
– Clube CB “Vasco da Gama” – Póvoa de Varzim
Associado nº 533
– Clube CB “A Voz dos Galos” - Barcelos
Associado nº 333
– Clube CB FM-IS – Santarém
Associado nº 374
– Grupo Amigos Primos da Banda - Entroncamento
Associado nº 453
– Grupo Internacional “Os Amigos” – Paris – França
Associado nº 423
– Marafados CB Clube - Portimão
Associado nº 273
– Rádio CB de Viana do Castelo – Viana do Castelo
Associado nº 112
– Rádio Clube CB do Seixal – Seixal
Associado nº 622
– Núcleo Amadores de Rádio CB – Tomar
Se existem os instrumentos adequados, para quê andar a gastar dinheiro e perder tempo?
Com o propósito de esclarecer o que foi o movimento federativo da Banda do Cidadão em Portugal, iremos publicar um artigo sobre o tema, da autoria do Presidente da Direcção da, desactivada, Federação Sul e Ilhas da Banda do Cidadão.
Sobre este assunto há muito que falar... E para se fazer?
Luís Forra
Estação CB "Dakota Bravo"
Junho de 2004
OPINIÕES
Nome: M.MAIA
Estação CB: DAYTONA
Localidade: ALCANTARA
Data: 7 de Junho 2004
Eu partilho da mesma opinião. Não há necessidade de criar uma Federação. Se, se concretizasse a criação dessa Federação qual iria ser a sua política? Nós precisamos é que as autoridades competentes fiscalizem as estações existentes e vejam se começam a requerer exame para a Banda do Cidadão. Actualmente, só existem cuspidores de microfones sem maneiras nenhumas e sem qualquer tipo de formação para falar ao rádio. Ponham as autoridades competentes a funcionar, porque nós não servimos só para pagar o certificado de registo.
Não temos ninguém que nos defenda. Teremos de voltar aos tempos antigos, andar de caçadeira na mão a deitar antenas abaixo?
Não há direito a porcaria que se faz e se diz na banda.
_____________________________________________
De: Paulo Santos
Localidade:
Data: 8 de Junho 2004
Boa pergunta, para quê Federação se os clubes que existem são poucos ou são dirigidos por elitistas que só olham para eles e para o seu bem estar e não para a comunidade CB em geral?
Cordiais da parte 31fat010 Paulo.
Coordenador nacional do Grupo francês FAT.
73´s from Paulo 31fat010.
_______________________________________________
De: Sérgio Oliveira
Localidade: Fátima
Data: 8 de Junho 2004
Têm quase toda a razão porque em Portugal a questão em muitas zonas é: para quê criar federação se as associações e clubes foram "de férias"?
Por outro lado as leis tentam descartar-se daquilo que não seja altamente profissional na sociedade,
vejamos:
1) A BC com 4W parece QRP dos caixopos com os rádios de UHF;
2) O Estado há anos colocou o pé na argola com as TVs de VHF e se juntarmos as instalações "na última" das antenas de TV do pessoal, depois dizem que o problema é dos CBs;
3) A pressão é, com os 2 pontos anteriores, do pessoal ir "para as outras" e não deixo de dar-lhes razão.
Cumprimentos, Sérgio Oliveira.
Visitem
http://cba.pt.vu
_______________________________________________
Nome: "Jorge" Sousa
Estaçaoo CB: VIGILÂNCIA CB
Localidade: Oeiras
Data: 8 de Junho 2004
Na minha opinião deverá haver uma federação CB porque para mim, quem quererá ser membro da LIGA CB terá de se associar e de pagar cotas, por isso deverá haver uma federação, onde deverão estar registados todos os rádio clubes e associações de rádio, desta modalidade de comunicação.
_______________________________________________
Nome: Daniel Leitão
Estação CB: Micróbio
Localidade: Tondela
Data: 8 de Junho 2004
Havendo uma organização (Liga para a Defesa da Banda do Cidadão), que representa os Cebeístas, tendo ao longo dos últimos anos desempenhado o seu papel de uma forma rigorosa e competente, para quê uma "Federação"?
Vamos sim dar força a quem está activo... e bem activo...
_______________________________________________________
Nome: Fernando Correia
Estação CB: Canario
Localidade: Fafe - USA
Data: 8 de Junho 2004
Fiz parte da Federacao Norte, tudo funcionou até à escritura, a partir dai morreu tudo.
___________________________________________________
Nome: Carlos Carvalho
Estação CB: Lusitânia CB
Localidade: Santo António dos Cavaleiros
Data: 10 de Junho 2004
Sou, como faço questão de dizer no site da minha estação, a favor da criação de uma Federação, Associação de Clubes, Confederação, (do que lhes quiserem chamar), de um grupo de clubes verdadeiramente empenhados na defesa do que nos resta da CB.
Também digo que existem clubes que fazem um trabalho muito bom na dignificação da banda. Porém acho que é insuficiente. Senão vejamos: a propósito da iniciativa da NARCB (que faço questão de dar todo o valor) porque não os restantes clubes SÉRIOS não participarem também, estendendo a iniciativa a todo o país, e não ficando limitada apenas à região onde a dita iniciativa se vai realizar?
Como este exemplo existem outros que faço questão de exemplificar no site. Inclusivé digo claramente que se podem aproveitar as estruturas já existentes como a Liga (da qual sou sócio pagante).
Mais importante do que criar algo novo até é a mobilização dos clubes de forma mais coordenada, no sentido da real defesa da CB, e da sua dignificação junto das entidades competentes e da sociedade.
Muita gente ainda não sabe o que é a CB, e o pouco que sabem nunca é para dizer bem. Não peço polémicas! Apenas que o pessoal de uma vez por todas se levante e se faça ouvir. Só o facto de já aqui estarmos a discutir este assunto já é bom.
Quanto à opinião de que todas as federações até hoje criadas correram bem até à escritura só me vêm dar razão. Algo vai muito mal a nivel associativo, daí continuarmos a ser olhados com "cuspidores de microfones sem maneiras".
__________________________________________________
Nome: Sergio Oliveira
Estação CB: SARDO
Localidade: Fátima
Data: 11 de Junho 2004
Federação, não vejo por onde ela vá começar. Quando se apregoa falar com todas as associações e ao mesmo tempo malha-se nelas (como se eu não malhasse...)
Conclusão: nem se fala com as associações nem elas se juntam. Do pouco que sei peguei a coisa a meio e não entendo patavinas de como as coisas ficaram a meio e desmoronaram. Creio que ninguém está para se chatear por esta causa.
O Estado agora tem olhinhos para os radioamadores e te-se-á que denotar o CB talvez pela obrigatoriedade de uma reciclagem do pessoal talvez por exigências, e com fiscalização principalmente. A ver se levanta-se a moral ao CB e depois conversava-se.
Eu sou da opinião que poder-se-ia dar uma faixazita ao CB, não de UHF mas de VHF, em complemento de uma maior fiscalização e exigência por parte da Aninhas (Anacom querida onde estás?)
Mas isto é só uma opinião, quem sou eu para dizer o que quer que seja?
73s e força com a PTT que ela precisa de ser usada, ó rabujentos duma figa!!!
|