|
CEBEÍSTA VIOLENTAMENTE AGREDIDO
Na Vila da Lourinhã, um utente da Banda do Cidadão, devida e oficialmente licenciado com a sua estação CB dentro das normas legais, foi violentamente agredido (traumatismo craniano e outras escoriações) por alguns dos seus vizinhos porque as suas televisões são, eventualmente, interferidas pelas emissões deste cebeísta.
Depois de receber tratamento hospitalar, apresentou queixa crime contra os agressores, solicitando a fiscalização da ANACOM para se apurar a origem das interferências.
Por ser associado da Liga para a Defesa da Banda do Cidadão, com a sua quotização em dia, vai receber aconselhamento jurídico para a resolução deste caso.
Assim vai este país, onde as liberdades fundamentais são atropeladas pelo egoísmo, ignorância e falta de civismo democrático e tolerância humana de certa gentalha.
Vamos seguir este caso muito de perto, dando o maior destaque e divulgação de todos os desenvolvimentos futuros, tanto no nosso site como, se possível, na comunicação social, para que nada seja esquecido nem não pouco escondido.
Não nos podemos silenciar a esta grave e desagradável situação podendo acontecer com qualquer um de nós, cebeístas, quando exercemos por legal direito esta actividade que já foi reconhecida, várias vezes, pelos órgãos de soberania como de utilidade pública e consignada em Lei. (Decreto-Lei 47/2000)
Quando numa Assembleia da República, uma dita comissão de direitos, liberdades e garantias só funciona para proteger e defender os políticos da nossa praça - pagos com o nosso dinheiro - e os seus ricalhaços amigos do peito, teremos que ser nós, povo (mexilhão) esquecido e desprezado, a agitar publicamente a bandeira do nosso descontentamento e indignação.
Aquela mesma bandeira, que no ano de 1974, a nós, povo (mexilhão), foi oferecida – sem dor, com muitos cravos vermelhos misturados com promessas vãs - pelos “libertadores” da Pátria, com a segura promessa que, dali para todo o sempre, já a podíamos utilizar com, e em total LIBERDADE.
Como, actualmente, da tal bandeira só existe o pau carunchoso da dita cuja, talvez fazer uso do mesmo batendo à porta daquela comunicação social sensacionalista, que só vive das misérias, desgraças, desventuras, escândalos, aberrações - e sei lá que mais - deste mundo cão, que tanto assusta os poderosos, talvez assim, possamos denunciar a perseguição que é feita à maioria dos utilizadores da Banda do Cidadão.
Não é só esta agressão pontual que vem levantar um pouco do véu que tapa a agressividade e desconfiança que são alvo muitos utentes e utilizadores da Banda do Cidadão, por parte de vizinhos, senhorios, condomínios, autoridades municipais, levando muito deles a desistirem do seu passatempo ou utilizando o seu equipamento somente em móvel.
O Decreto-Lei 151A/2000 de 20 de Julho é bem elucidativo no seu Capítulo IV, abrindo a porta a toda a forma de coacção sobre os detentores e proprietários de antenas exteriores de radiocomunicações. Vejam só:
CAPÍTULO IV
Estabelecimento e instalação de estações e redes de radiocomunicações
Artigo 20.º
Instalação de estações de radiocomunicações
1 - A instalação de estações de radiocomunicações e respectivos acessórios, designadamente antenas, em prédios rústicos ou urbanos carece do consentimento dos respectivos proprietários, nos termos da lei.
2 - O disposto no número anterior não dispensa quaisquer outros actos de licenciamento ou autorização previstos na lei, designadamente os da competência dos órgãos autárquicos.
3 - Sem prejuízo de outras disposições legais aplicáveis, o proprietário ou detentor de uma estação de radiocomunicações e respectivos acessórios, designadamente antenas, é responsável pelos danos que causar a terceiros.
4 - Para efeitos do presente diploma, presume-se a utilização de meios de radiocomunicações sempre que existam antenas exteriores.
Que mais será necessário para desmoralizar e desmotivar quem vai iniciar uma actividade cebeísta ou mesmo de radioamador, sabendo que a montagem da(a) sua(s) antena(s) está sujeita à decisão de pessoas, que na grande maioria, até tem uma opinião depreciativa dos radioamadores?
Sim, porque a esmagadora maioria da população mete tudo no mesmo saco! Deste que se tenha uma antena no telhado ou no carro e um rádio para “falar”, é tudo radioamador...
E é por aqui, que na maior parte das vezes tudo começa. Em liberdade democrática...
Até ao próximo capítulo.
Luís Forra
Estação CB "Dakota Bravo"
Novembro 2003
______________________________________
COMENTÁRIOS
Nome: André
Estação CB: Quimera
Localidade: Urgueira
Date: 12 November, 2003
Time: 16:17 Comentarios:
Eu acho que há certas pessoas que preferem bater em vez de falar e isso não pode ser assim. Se fossem as "nossas" antenas emissoras de telenovelas ninguem falava mas como são coisas que as pessoas não conhecem é isto que acontesse.
___________________________________________
Nome: Miguel
Estação CB: 1Alfa Charly
Localidade: Geneve Suiça
Date: 12 November, 2003
Time: 18:20 Comentarios:
Nao me admira nada este tipo de atitude de certa casta bem portuguesa, para com o nosso colega C.B.ista.....
passau-se comigo um caso identico em 1980 em Figueira da Foz, onde um dos agreçores, era meu vizinho. Os outros dois, eu nao os conhecia.
Valeu para minha proteçao, o facto de nunca andar sem defesa pessoal até porque ja tinha sido ameaçado.
O dilema, no meio disto tudo é que nem sempre a gente pode resolver as coisas assim.
essa pessoa, depois de meditar bem no que queria fazer, conversou com alguem que o aconcelhou a me pedir desculpa...e ver-mos jumtos como resolver a situaçao.
E assim foi feito.
Resolvido o problema....que nao ficou caro....umas trocas de cabos..a anulaçao do amplificador de antena , que so estava a fazer numero.. e um pequeno filtro....tudo isto na sua instalaçao TV, ele e outros vizinhos com o mesmo problema dele compreederam que sempre se pode fazer algo com o dialogo.
É mais que claro que as despezas foram à sua conta, o que quase originava outra desavença.
Espero que este nosso colega, amador de radio CB. recupere todas as faculdades muito rapidinho, e fica aqui um pedito a todos os amadores de radio.....Desde que algum vizinho voz informe que algo vai mal com o seu televisor, ou mesmo ate com o seu telefone (ja aconteceu), informem o mesmo sem se subtrairem por intremedio de(eu nao sou o culpado). Tambem é de nosso dever dizer a essas pessoas (a maioria nao tem conhecimentos tecnicos)de como proceder. porque ser amador de radio, nao deve ser só porque queremos falar ao mico com alguem. Devemos mantermo-nos imformados para poder-mos ser uteis a nos mesmo...
73/51.....
_________________________________________________________
Nome: jose manuel barreiros pereira
Estação CB: metropol cqp3149
Localidade: castelo branco
Date: 12 November, 2003
Time: 22:46 Comentarios:
Triste é a figura do ser humano a ignorância de não saber o que é um radio tx e rx de um simples radio musiqueiro,desde que alguns seres humanos se poderá chamar assim ,desde que anda a pensar com as mãos no chão a ver se nasce um rabo,vivemos num mundo da selva
As minhas melhoras para o macanudo agredido só neste país que é possivel
um forte abraço a todos melhores 73/51
__________________________________________________________
Nome: Márcio
Estação CB: CT1PEV
Localidade: Moita
Date: 13 November, 2003
Time: 10:48 Comentarios:
Acho o que se passo foi simplesmente ignorância das respectivas pessoas que agrediram esse colega, por não estarem a par das comunicações moveis, de certeza se fosse uma antena de gsm, já não agiam assim, porque já era interesse dos mesmos.
73/51
____________________________________________________________
Nome: alexandre coelho
Estação CB: araponga
Localidade: vila real
Date: 13 November, 2003
Time: 09:27 Comentarios:
Aquilo que consigo dizer neste momento é que estou chocado com esta notícia. Que país é este onde a nossa integridade física fica ameaçado quando desenvolvemos uma actividade devidamente licenciada e contenpplana na lei?
Neste momento não tenho mais comentários
________________________________________________________________
Nome: António Gomes
Estação CB: Triunfo
Localidade: Califórnia - USA
Date: 13 November, 2003
Time: 12:38 Comentarios:
Existe uma coisa chamada civismo e respeito. Estou longe da minha Pátria e as noticias ouvidas e vindas da minha terra, assuntam-me. Não aí nenhuma lei ou autoridade que trave essa selvajaria?
O meu apoio e solidariedade com este nosso colega.
Sinceros parabéns a este formidavel site radiocb.com e ao trabalho apresentado na web sobre a citizen's band portuguesa.
A Gomes
______________________________________________________________
Nome: Carlos Ribeiro
EstacaoCB: RaDiCaL - CQU 8616
Localidade: LisBoa Comentarios:
Sem Palavras
Os meus cumprimentos Ex.mo Sr. Luis Forra, fico feliz por saber que o Sr. está com a " pedalada" que sempre nos habituou a reconhecer da sua pessoa, um bem haja.
Espero que tudo esteja bem, um dia destes temos que nos encontrar, seria um prazer rever o meu "amigo".
Cumprimentos e Alturas da estação "RaDiCaL" ainda registada no ICP "CQU 8616", e todinda paga.
______________________________________________________________________
Nome: Oscar Domingues
Estação CB: Suzuki
Localidade: Lourinhã
Date: 14 November, 2003
Time: 16:51 Comentarios:
Perfundos agradecimentos oscar bravo pela vossa dedicação e preocupação o meu desejo é que a comunicação social toma-se conhecimento de tal acontecimento pois sertamente muitos outros amigos da Liga CB e utentes da banda do cidadão que estejam ou já passasem pelo mesmo que isto não volta-se a acontecer de igual forma seria uma maneira de uma vez por todas acabar com tais situações agradeço à Liga CB em especial ao presidente de igual forma a todos os macanudos.
Oscar Domingues
Estação Suzuk
Lourinhã.
______________________________________________________________
Nome: Sergio Oliveira
Estação CB: SARDO
Localidade: Fatima
Date: 17 November, 2003
Time: 14:43 Comentarios:
Se as antenas dos vizinhos nao estiverem em condicoes, esses são duplamente agressores se tiverem "malhado" o colega CB.
De qualquer forma quem bate perde a razão.Nao sabemos que tipo de relações o colega tinha com os vizinhos.
Se o colega agredido e' sócio da tal liga, pelo menos que isso sirva de alguma coisa no sentido da sua comodidade quanto ao caso, pois espero que tal tenha efeitos praticos na comodiade de quem nao esteja muito familiarizado com a sua autodefesa perante a lei, os seus tramites e as voltas que tenha de dar, e que o colega Forra talvez esteja mais ciente de toda esta problematica. Alguem devia ter mais ideias do genero desta, em prol do associativismo CB, sua generalização e actividades.
De qualquer forma e' sabido que o CB e os 6 metros são das frequencias radio "melhores" para a criação de bicharoucos nas antenas mal estimadas dos vizinhos, e para mais quando em vez de 10, 20 ou 50W (como se isso fosse legal) usa-se por vezes 500, e a coisa agrava-se e as rebarbas passam a estar cada vez mais em todo o lado, mesmo que as antenas dos outros estejam em bom estado, e a novela fica um pouco destorcida!
Cumprimentos,
Sergio Oliveira.
___________________________________________________________
Nome: marcelo
EstacaoCB: zeus 5
Localidade: bela vista
Email: marcelo_f_correia@hotmail.com Date: 18 November, 2003
Time: 11:48
Comentarios:
é realmente de lamentar que esta e outras atitudes senão iguais pelo menos semelhantes tentem acabar com uma das mais importantes formas de "comunicar" que temos ao nosso alcance que é "banda do cidadão". 73 para todos os macanudos.
_________________________________________________________________________________
Nome: José Nascimento
Estação CB: Brisa
Localidade: Lisboa Date: 18 November, 2003
Time: 17:13
Comentários:
É mais uma prova da falta de educação e civismo de um povo onde algumas franjas desse mesmo povo devia viver era na selva africana.
Ligo a tv só vejo desgraças, crimes, miséria, vandalismo, terrorismo, guerra, etc..
Ligo a telefonia, escuto o mesmo. Ando na rua, olhando para todo o lado com medo de ser assaltado a todo o momento.
Viajar de comboio? Só num caso desesperado.
Quando ligo o CB só escuto o que não devo escutar.
Onde isto chegou!!!
Os meus votos de melhoras a este nosso colega e um aviso: NUNCA responda da mesma forma a esses selvagens. Tenha calma, e faça uso dos seus direito na justiça. Ela é lenta mas actuante.
73/51
J Nascimento
______________________________________________________
Nome: Fernando Aguiar
Estação CB: fernandoaguiar
Localidade: porto Comentários:
As melhoras ao colega.
Estive a ler todos os artigos e pergunto: será que não haverá nada mais por tras desta briga? Será que não estaremos a fazer juizos sem ouvir as duas partes?
Saudações cbistas
_____________________________________________________________
Nome: jose pais
Estação CB: orion
Localidade: qta do conde
Comentários:
mais uma vez ficou provado, que no mais fora das grandes cidades impera a lei do mais forte, a agressao fisica não resolve os problemas, mas tambem nao é desculpa para as situaçoes ilegais feitas por cebeistas porque todos nos sabemos que há historias por vezes mas contadas, meus estimados colegas deste maravilhoso mundo que é a radio, cumpram os regulamentos por mal que eles estejam assim nunca poderao ser acusados de nada, e a razao esta sempre do vosso lado.
____________________________________________________________
Nome: Adamastor Conceição
Estação CB: ADAMA
Localidade: Centro de Portugal Comentários:
Mesmo que haja mais “qualquer coisa” entre eles, não é com violência selvática que se resolvem os problemas. O que importa é que o agredido tem e sua estação dentro da legalidade (conforme está provado com a ida dos fiscais da ANACOM ao local do “acontecimento”) e só interfere em dois televisores, cujos cabos das baixadas de alimentação às anteras receptoras de sinal de TV se encontram degradados, não falando da falta de elementos das mesmas.
Se, quem, involuntariamente, interfere na TV do vizinho leva um arraial de porrada e vai parar ao hospital com um traumatismo craniano porque há “qualquer coisa” entre eles, aproveitando o agressor a ocasião para fazer (in)justiça pelas suas mãos, em minha opinião, não há necessidade de ouvir mais versões.
Essa versão tem é que ser ouvida de viva voz do agressor com o cuzinho (desculpem a expressão) sentado no bando dos réus.
Eu até não me admiro, rigorosamente nada, com a atitude deste agressor. Se há tantos portugueses que até cultivam e apoiam, como imagem de marca de Portugal no estrangeiro, a violência, a brutalidade e a selvajaria, então cá dentro, não precisando mostrar qualquer tipo de marca (para francês ver), esta coisa de partir a cabeça ao “amigo” do lado, é o pão nosso de cada dia.
É tudo uma questão de SUB-cultura, SUB-educação, SUB-civismos.
Ao agredido, a minha solidariedade; meta esse selvagem em tribunal e faça valer os seus direitos.
Ou há democracia, ou anda tudo há porrada como no Iraque...
____________________________________________________________
Nome: Frankarlos Gonçalves de Araujo
Estação CB: PT2FGA
Localidade: Brasíli-DF Brasil
Comentários:
Boa taerde a todos os colegas radioamadores do mundo e em principal a vcs de Portugal,sou leitor da matéria e achei muita falta de humanismo com o que fizeram com este colega que foi espancado por ser um radio amador autamente qualificado e licenciado perante a lei,pois desde um vez que temos nossas estações de radio amador licenciada e por fim com todos os impostos pagos temos o direito de usufluir todos os equipamentos,um abraço a todos
|