|
Um oásis chamado canal 20 USB
Estas poucas linhas são dedicadas a todos os que consideram o canal 11 AM, canal 22 AM e canal 34 LSB, como sendo a Banda do Cidadão. Para eles, posso afirmar que a Banda do Cidadão é tão vasta como a imaginação dos que gostam de praticar esta actividade amadora e radiofónica.
Com tenho uma imaginação fértil, consigo satisfazer os meus gostos e ambições como amante da comunicação radiofónica, nos muitos canais que os 27 MHz me oferecem.
Concordo que a fertilidade imaginativa de cada um, varia de pessoa para pessoa, bem como a sua ambição e neste caso particular, como amante do radioamadorismo em toda a sua extensão.
Sou dos que se contentam com pouco mas essencialmente com qualidade. Desde que, haja harmonia, respeito e educação entre utilizadores da mesma frequência, a troca mútua de informações, conhecimentos e ideias, cria e consolida, com a continuidade e assiduidade dos contactos, uma salutar e desinteressada ligação cordial e afectiva entre os correspondentes.
Para mim, esta é a premissa para continuar a estar na rádio.
Ainda sou dos que gostam de contactos personalizados e humanizados. Para máquinas, já bastam as que todos nós dependemos no nosso dia-a-dia.
E nesse sentido, e como habitualmente todos os dias faço escuta na banda dos 27 MHz, ao passar pelo canal 20 USB deparei com um excelente QSO que me amarrou ao equipamento durante, quase três horas.
O tema era sobre contactos à longa distância (DX) e os intervenientes eram colegas conhecidos e estimados pela minha pessoa.
Estava satisfeito como o assunto em debate estava a ser tratado e como a troca de considerações e opiniões sobre o mesmo estava a decorrer, sem ser prejudicado por agentes externos a desestabilizar e a interromper intencionalmente, como por vezes acontece.
Quis entrar no QSO para poder cumprimentar um colega que já não ouvia há muito tempo, que era o caso da estação CB "Texas", o amigo Luís Castelbranco, e para participar também com a minha fraca opinião sobre o tema. Foi completamente impossível, o que lamento. Com câmbios de 20 a 30 minutos por estação, quando é que uma oportunidade é mandada subir ao QSO, estando a mesma em lista de espera no terceiro lugar?
Só mesmo com um QRX à frequência, tipo emergência, ou então entrar sem respeito pelos colegas em frequência, sobremodulando tudo e todos.
Isso, não faço. Como tal, como a hora já era adiantada e o sono estava a apertar, desliguei. Fica para a próxima.
Seja como for, quem gostar de participar num QSO com qualidade e dignidade, sintonize os 27.205 MHz USB (canal 20) por volta das 21:30 H.
O que se lá passa só dignifica a Banda do Cidadão e seus utentes. Os meus parabéns aos promotores dos temas que lá são debatidos.
Luís Forra
Estação CB "Dakota Bravo"
Junho de 2003
|