Ó “primo primo” deixa-me chamar !! (Canal 11)

Quem não tem saudades de ouvir o y ou o z a chamar em “primo Primo” com aquele modo típico, aquela modulação emblemática que dá gosto de ouvir ?
Nos dias de hoje é diferente, o primo Primo mudou de face, de atitude e de figura.
Com o passar do tempo era natural que envelhecesse, que a barriga crescesse e que eventualmente até tivesse mais algumas rugas, que deveriam transparecer experiência e saber, mas por estranho que pareça o primo Primo, o nosso primo Primo passou a ter uma atitude completa de...folia !
Ora ele só quer festa, foguetes e diversão...o que não é criticável, porém o nosso primo de nome Primo, logo o “primo Primo”, tinha outras funções que ele esqueceu com o decorrer do tempo e nunca mais ninguém foi capaz de lhe fazer lembrar !!!
Ò primo Primo, a tua função não é passares o tempo na galhofa e monopolizares esse espaço !
É da tua responsabilidade zelar para que as pessoas se consigam chamar umas às outras e no limite cumprimentarem-se !!
Se quiserem folia, então deverão deslocar-se a outra esquina e não distrair o nosso primo que pelos vistos é facilmente arrastado para outros caminhos deixando as suas funções primárias aos ventos moles.
Será que alguém já pensou nas consequências primárias, secundárias e até mais rebuscadas desta atitude do nosso primo Primo ?
Para os que têm menos tempo destas “ondas” (e não tenho tanto tempo quanto isso) lembro-me perfeitamente dos tempos em que tínhamos que nos esforçar para “encontrar” canal livre para QSO, em que escolhíamos inadvertidamente canal ocupado e depois tínhamos que ir pedindo às outras estações para ir subindo até encontrar canal livre !!
Uma das razões pelo que isso provavelmente não acontece nos dias que decorrem, é sem dúvida a presença de menos estações no ar.
Mas talvez o desinteresse e até o “desvio” do nosso primo Primo também possa contribuir para tal !!
Ora vejamos, divagando um pouco e teorizando, imaginemos um local onde estamos limitados por regras a encontrarmo-nos com pessoas e a cumprimentar, e que qualquer outra conversa que vá para além desta fronteira deverá dar azo a sairmos daquele local e deslocarmo-nos a um local mais reservado.

Com uma aproximação cíclica, é possível que no fim da noite tenhamos vários grupos de pessoas distintos a conversarem entre si em diversos canais, tendo tido como base o despoletar do QSO servido pelo primo Primo.
Agora imaginemos o contrário, um ambiente de folia global onde todos falam ao mesmo tempo que todos e não existem regras respectivas ao estacionamento limitado ou quaisquer outras regras de organização.
O que vai acontecer no fim da noite é que além de não se terem originado novos grupos de pessoas a conversar, provavelmente 90% delas desistiram porque não queriam participar na folia geral por razões diversas.
Se a actuação do nosso primo Primo continuar assim, vai dar azo a que os fabricantes comecem a preparar equipamentos apenas com um canal – o do primo Primo !!
Sabemos que o nosso primo gosta de chamar à atenção e ser o centro das atenções, mas primo, assim é concorrência desleal além de ser contra a lei !
Sabemos que ninguém te vai punir, porém continua a ser eticamente errado procederes assim !!
Não podes deixar morrer a memória de muitos que recorreram a ti para fazerem as suas chamadas, não podes deixar ficar mal aqueles que estão em móvel eventualmente mais debilitados em termos de saída e querem chamar e não menos importante, não deves causar má impressão nos mais novos na banda que até chegam a pedir “oportunidade/break” e para participar no “qso” em primo Primo !!
Não custa nada, e até pode chegar a ser mais divertido encostar noutra esquina qualquer do que permanecer em primo Primo, porque aí, até os que evitam participar na folia por razões éticas vão se juntar a vós e participar na festa global.
Este excerto cinge-se a (re)-lembrar a todos que devem continuar dentro dos limites a ter o espirito de folia, divertimento e boa disposição mas em outros “primos” que estão bastante mais solitários, porque este, o primo Primo tem uma outra função mais específica e talvez importante e fundamental na manutenção e desenvolvimento da actividade dos 11 metros – assegurar a manutenção do canal de chamada da Banda do Cidadão !

Fica o desafio para todos que gostam tanto desta actividade quanto eu.

73´s

Operador Rui
Estação Saturno
Lisboa
22 Outubro 2002

Este site está optimizado para ser visualizado em 1440x900

Copyright © 1996, Portugal Rádio CB