QUE CANAL 9?

As vidas e os bens que foram salvos em acidentes, intempéries e cataclismos; os medicamentos raros que foram - rapidamente - entregues ao doente desesperado entre a vida e a morte; as situações graves por falta de comunicações entre famílias separadas e que foram solucionadas; a ajuda e o apoio que foi dado, em situações de urgência, emergência e de extrema gravidade, aos Bombeiros, Cruz Vermelha, Protecção Civil, GNR, PSP, Polícia Marítima, Guarda Fiscal, Guarda Florestal, Brigada de Trânsito, etc.; a ajuda e o apoio que foi dado às colectividades desportivas, especialmente no decurso das suas actividades de estrada; a ajuda e o apoio que foi dado aos concessionários que têm nadadores-salvadores nos postos de vigia nas praias sob a sua responsabilidade; e todas as outras formas de acção ao serviço da sociedade que foram dadas ao longo do tempo pelos utentes da Banda do Cidadão, não serão provas seguras e concretas de que esta frequência e a maioria dos seus utilizadores, merecem um pouco mais de respeito e consideração por parte de certa gentinha e de certos senhores que gerem alguns departamentos governamentais?

Nós sabemos que a memória é curta. Vivemos numa república bananal e que ainda somos um país terceiro-mundista com tiques de novo-riquismo. Não esquecemos que a corrupção, o servilismo, o lucro fácil, a incompetência, o aproveitamento próprio pelo alheio, e o deslumbramento primário por um prato de lentilhas requentadas, são características próprias e o cunho fundamental da maioria da “nata” dos politiqueiros que nos governaram e continuam a governar.
Mas, por amor de Deus, apesar desta desgraça social e no meio da confusão ordeira que caracteriza o nosso dia-a-dia, não haverá alguém com algum poder e responsabilidade que nos dê um pouco de atenção?
Só se lembram dos Macanudos quando tudo falhou, quando os iluminados das radiocomunicações queimaram os filamentos e as entidades “competentes” estão com o rabinho a arder?
Agora só servimos para pagar 75 Euros e termos (salvo seja) a “liberdade” de poder regurgitar toda a espécie de barbaridades, baboseiras e ordinarices em frequência, sem sermos incomodados ou impedidos, por alguém de direito?
É esta a Lei e a ordem que este Estado de Direito (torto) e democrático (?) quer para os seus contribuintes?
As acções humanitárias e de utilidade pública, pontualmente reconhecidas e desenvolvidas ao longo de 24 anos, através da banda dos 11 metros, não sensibilizam nenhum inquilino dos corredores do poder deste Portugal dito livre, democrático e último no ranking europeu?
Ou será que não sabem o que é a Banda do Cidadão?

“Banda do Cidadão?”
“Será mais uma filarmónica?” – pensarão alguns “pais da nação” tão habituados a tratar a cultura por tu, almoçar e jantar no “Gambrinus”.

É natural que não saibam o que é a Banda do Cidadão, também conhecida por Faixa do Cidadão, ou simplesmente CB.
Tudo denominações traduzidas e adaptadas do termo americano “Citizen’s Band”.
No tempo em que a mesma foi legalizada em Portugal, muitos dos actuais mordomos cá do “rectângulo” à beira mar plantado, andavam ainda na escolinha, mas já muito interessados e distraídos com certas “lutas”, transformando-se em intransigentes defensores de teorias e pensamentos demasiadamente “avançados” para a época.
E, obviamente desconhecem que em todos os Decretos-Lei que regulamentavam e continuam a regulamentar a Banda do Cidadão em Portugal, existe um canal, de âmbito internacional, especificamente destinado ao tráfego de comunicações de socorro, urgência e segurança, chamado canal 9, frequência de 27.065 MHz, conforme consta na redacção do Aviso n.º 138/2000 (III Série), de 16 de Junho.
Como também desconhecem que foi através desse canal, que faz parte integrante da tal Banda, que se salvaram vidas e bens.
Foi nesse canal 9 que durante os primeiros anos da Banda do Cidadão em Portugal se efectuaram todo o tipo de comunicações de socorro, ajuda, apoio, segurança, urgência e emergência nas mais variadas situações.

O canal 9 e a emergência rádio CB

A primeira e única central de emergência rádio CB existente em Portugal e funcionando no canal 9 do CB, foi criada e organizada nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Almada em 1978 e teve uma duração de 12 meses.
Para que tal fosse possível, foi necessário um grande esforço de meios materiais e humanos, pois fazer escuta efectiva 24, sobre 24 horas de uma forma séria e responsável, requer muito espírito de sacrifício e uma forte noção do dever.
Portanto, só há duas formas de transformar esta tarefa num total êxito:

1 – Os elementos envolvidos neste tipo de projecto, são de facto sério e convictos militantes do que estão a fazer, sacrificando as suas horas de descanso e convívio familiar para se dedicar de alma e coração àquilo que acreditam, ou então:
2 – Profissionalizar os meios de acção.
No caso dos Bombeiros Voluntários de Almada houver uma feliz coincidência, que reuniu estas duas vertentes.
Houve a tal militância e a profissionalização dos meios de acção. Como era de esperar, foi uma tarefa bem sucedida e reconhecida por todos, enquanto durou.
Tudo o resto que houve na Banda do Cidadão chamado de emergência rádio CB real e efectiva, tirando alguns casos pontuais pouco ou nada significativos, foram formas tentadas e mal sucedidas de copiar a formula do que existiu nos Bombeiros Voluntários de Almada naqueles 12 meses.

Funcionalidades

O que é o canal 9 de alguns anos a esta parte?
É um canal de cunho comercial, onde se ouvem, especialmente da região de Lisboa, as comunicações de algumas firmas de reboques e, um ou outro QSO. Nada mais.
Actualmente, quem estiver em casa, ou no seu barra móvel, se necessitar de pedir socorro e o único meio de comunicação que tiver fôr um emissor-receptor da Banda do Cidadão, em qual destes 3 canais vai ter mais possibilidade de ser atendido? Canal 9 AM, canal 11 AM ou canal 34 LSB?
Querem saber a resposta?
Façam a experiência...
O canal 9, dito de canal de emergência, é mais um canal como outro qualquer onde se pode fazer um QSO sem que ninguém reclame, impeça, ou se importe seja com o que fôr.
Não há escuta de emergência porque ninguém está organizado para o fazer.
Não há escuta oficial, porque a entidade governamental que tutela o sector, está-se “nas tintas” para o assunto. Tirando os reboques, mais ninguém escuta, porque se evita o canal 9 para QSO’s.

Deixar de tapar o sol com a peneira, desmistificando

Para os que agora chegam ao CB, o que se pode dizer é o seguinte:
1 - Evitem QSO’s no canal 9 porque a lei diz que, nele, só é permitido comunicações de socorro, urgência e segurança.
2 – Se tiverem que pedir socorro e o único meio ao seu alcance para o fazer fôr um CB, procure um canal onde esteja alguém em QSO.
3 – Depois de encontrar alguém em frequência, continue o QSO de pedido de ajuda nesse mesmo canal, ou mude para outro, mas nunca para o canal 9.
4 – Porquê? Porque, quem estiver na escuta e se aperceber que há um QSO de socorro no canal 9, não tarda muito a começar a dar “palpites” e dicas para a solução do caso em desenvolvimento.
A partir daí, até à confusão geral é um instante. Imaginem um acidente de viação com algum aparato; quantos “minores” e “empatas” se juntam até provocarem um segundo ou terceiro acidente do mesmo local? No CB, com as comunicações com certo cunho de urgência ou emergência, acontece o mesmo.
Se não houver um telefone perto para solicitar o 112, ou alguma autoridade, pedir socorro através do CB irá ser um caso muito complicado, excepto casos em que haja alguém, em frequência, disposto a ajudar quem estiver aflito. Tirando esta excepção, o restante é para esquecer e desmistificar.
Dica: ande sempre com um telemóvel com a bateria carregada e uma suplente (também carregada, de preferência).

Perante este triste cenário, não é compreensível haver, ainda, pessoas a contar constantemente aos mais novos, verdades virtuais relacionadas com o canal 9 e a emergência rádio na Banda do Cidadão em Portugal.
Seria mais correcto, dizer como é que as coisas, objectivamente, deveriam funcionar e não mentir, dizendo como virtualmente funcionam.
Utilizando a Banda dos 11 metros podem-se promover acções de apoio e ajuda, na área das comunicações de urgência, a determinados departamentos oficiais que estão carentes de meios humanos, e por vezes operacionais, para efectivar a sua acção no terreno.
É o caso da vigia, no alto das serras, na prevenção e detecção dos fogos florestais, onde o GERCB (Grupo de Expedições Rádio CB de Almada) tem tido oportunidade de, minimamente, colaborar com o pessoal de vigia que se encontra nas respectivas torres no alto das serras onde, durante a época estival, têm lugar as Expedições Rádio CB.
Aliás, na activação da Serra do Marão, 2ª edição, que teve lugar nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro de 2002, foi lançado em frequência este mesmo tema: o apoio e a ajuda que um grupo de cebeístas organizados podem dar aos vigias, durante a época dos incêndios e por um período de 8 a 15 dias.
Para que tal seja uma realidade, é necessário por parte do cebeísta que se compromete a ajudar, tempo, viatura e equipamento totalmente disponível durante esse período de acção. A ideia foi bem aceite e, é com estas eventuais acções a desenvolver futuramente, que os utentes da Banda do Cidadão podem transformar a frequência, e mais propriamente o canal 9, num canal onde o tráfego de comunicações tem, periódicamente, o cunho de vigilância, inserindo-se assim esta acção no espírito da lei.

Assim, sim.
Assim, há emergência rádio CB, apesar de temporariamente.
Assim o canal 9 tem alguma utilidade prática e objectiva, deixando de ser tema para descrever o devia ser, é não é.
Ao tema da vigilância no alto das serras, voltaremos muito em breve, pois vai pautar a nossa acção futura em todas as actividades cebeístas a desenvolver.

Desmistificar o canal 9 é preciso. Com é preciso dar-lhe funcionalidade, pois era prova que ainda há quem acredite nas potencialidades dos 27 MHz, pondo-as ao serviço das necessidades populacionais, deixando assim de ser (o CB) o habitual pretexto para retóricas vexatórias e desprovidas de nexo, vindas de quem se habituou a servir-se da rádio para proveito próprio e alimentar as suas insuficiências intelectuais e morais.

Luís Forra
Estação CB "Dakota Bravo"
Setembro de 2002

Algumas opiniões recebidas sobre o tema

Nome: Carlos Barradas
Estação CB: Pirilampo
E-mail: barradasc@clix.pt
Date: Wednesday, 11 September 2002
Time: 10:09 -0700

Penso que a questão prende-se com a real FALTA de fiscalização que existe por parte da entidade competente, outrora ICP hoje pomposamente ANACOM. Lá saber pedir os 75 EUR, lá dizer "isto e aquilo é proibido" sabem eles. Há já algum tempo desisti de subir à frequência pois desde música a extensos QSOs no suposto canal de chamada (11), existe de tudo. Já agora, não existia um canal 19 que supostamente deveria servir para os barra móvel? Pois é.... no 19 só estática e no 11 só com 600W de alfa-lima.

Nome: ÁLVARO ROCHA
Estação CB: NIKON
E-mail: blackghost_knife@sapo.pt
Date: Wednesday, 11 September 2002
Time: 09:56 -0700

Caro Forra ! O artigo está excelente !!!!!!!!! Mas não será "CHOVER NO MOLHADO"?????????? Antigamente o canal 9 (pelo menos aqui no Porto), era sagrado........o 11 era apenas de chamada.........entretanto a "velha guarda" foi abandonando a cêbê.........e de um momento para o outro, esta foi inundada de "canalhada", que pura e simplesmente não respeita nada em ninguém, e como o Forra sabe.........tudo começa em casa, com a educação, apoiada pela escola e tb pela sociedade....ora estes valores (educação, cultura, dignidade) desapareceram (ou quase...)professores agredidos.........pais agredidos......a cultura da violência e do gang estabelecidas...os novos ghettos na cidade-ampola......enfim tudo isto se reflecte no dia-a-dia......desde o trabalho ao lazer.....e então nas radiocomunicações, por de trás de um PTT, está sempre um qualquer "RAMBO" desconhecido, pronto a "atacar" o sistema, hehehehehehhe, talvez por isso, ou quase só por isso, sejamos o país mais atrasado da Europa.......o depósito de entulho de tudo o que a CE não deseja nem aceita........e tudo isto, porque a pátria de Camões, está em 1º lugar no ranking de consumo de álcool per capita a nível europeu ! Valha-nos ao menos o vinho ! 73"

Álvaro Rocha CQM9306 / NIKON Porto

Nome: CARLOS CARVALHO
Estação CB: Lusitânia cb
E-mail: CARLOSCARVALHO-CMD@CLIX.PT
Date: Wednesday, 11 September 2002
Time: 11:00 -0700

Obrigado pelo seu mail. O artigo de opinião publicada no meu site sobre este tema tem como preocupação precisamente o que está descrito no vosso artigo. Isto é, o canal 9 nas actuais circunstâncias não passa de um canal quase inútil, senão mesmo inútil, pois como é sabido, não serve para pedir ajuda já que nada nem ninguém lhe dá o uso que vem na lei. è pena, como digo no meu artigo, pois sendo a CB um meio de comunicação com tantos adeptos, era bom que existisse alguma autoridade (PSP, Bombeiros, Protecção civil...) que fizesse escuta no dito. Na actual situação das coisas o canal 9 não serve para nada, sendo não mais que um canal que por força da lei está sempre deserto e inactivo. Claro que existem muitas outras formas de dar um alerta, mas a CB podia ser uma alternativa. A CB tem, por exemplo, uma associação chamada APER (certamente sabe do que falo) e mesmo essa não faz escuta no canal 9 , sendo o seu QAP o canal 17 AM. Não era de esperar que mesmo essa associação denominada de ASS. PORT. EMERGÊNCIA EM RÁDIO lá estivesse ? 73/51

Carlos Carvalho

Nome: João Trilho
Estação CB: Kota-2
E-mail: joaotrilho@clix.pt
Date: Wednesday, 11 September 2002
Time: 16:13 -0700

Antes de mais deixem-me felicitar por este artigo mas eu sou de opinião que agua mole em pedra dura tanto bate que até que fura,neste pais só se lembram de santa barbara quando faz trovões eles não vem é porque não lhes interessa ou porque talvez nunca estiveram metidos em nenhum aperto mas eu acredito que talvez um dia alguém de direito acorde e se de conta de que a banda do cidadão serve para muita coisa inclusive para socorrer alguém que esteja entre a vida e a morte,não vamos perder a esperança pois esta é a ultima que morre. Um abraço para todos os cebeístas em geral 73/51 aos respectivos componentes familiares. Estação Kota-2

Operador João Trilho Loulé Algarve

Nome: joão cunha
Estação CB: céu 2 cqj3143
E-mail: ct2gsn@iol.pt
Date: Wednesday, 11 September 2002
Time: 18:51 -0700

Caros amigos, sou daqueles que considera a CB, como um estado de espirito e não só como entretenimento, já cá ando há anos que cheguem para entender estas coisas como o famigerado canal 9. Permitem-me que vos diga uma coisa, em plena hera dos telemóveis não estaremos mais uma vez a querer Sr bombeiros á força? Aliás como a CB dura muitos anos o tentou e deu no que deu, andamos anos a tentar demonstrar uma utilidade que ela tinha mas que com o decorrer dos anos se esvaziou. Encaremos a rádio como um hobys, e entenderemos de uma vez por todas que a rádio feita com paixão é linda , agora tem a utilidade que tem e não mais passará disso...a bem da CB.. COMO MEIO DE APROXIMAR PESSOAS E DOS AMADORES DA RÁDIO.

CÉU 2
JOÃO CUNHA
BARCELOS
PORTUGAL

Nome: Daniel Leitão
Estação CB: Micróbio
E-mail: jdleitao@clix.pt
Date: Friday, 20 September 2002
Time: 10:53 -0700

Colegas: Estaríamos a ser injustos e precipitados ao dizer que a CB não serve para tal efeito... todos nós sabemos que a CB tem potencialidades para ser também um serviço complementar na matéria de prevenção e emergência. Não é por acaso que em alguns dos Planos Municipais de Emergência, os cebeístas e radioamadores estão incluídos na ajuda em caso de catástrofe. É claro que não podemos ser considerados o meio de apoio nº1 pois não estamos organizados de forma a que isso possa acontecer. De qualquer forma podemos sempre tentar dar o nosso melhor no sentido de contribuir na prevenção ou eventual actuação em caso de emergência. Isso passa por muito esforço da nossa parte e da parte das entidades associativas, visto que a entidade tutora tão pouco se está "borrifando" para estas questões. Pequenos contributos que estão ao alcance de todos podem ser dados como por exemplo, fazer um pouco de escuta no CH9, não ter QSO's no CH9, informar quem não sabe que não se podem ter comunicações sem ser de emergência e devidamente coordenadas e orientadas no CH9 etc. Claro que não vão pedir aos cebeístas que façam piquetes no rádio!!! Isso talvez fosse um fracasso antecipado... mas que podemos contribuir podemos... Certamente que, embora que sendo amadores, podemos e conseguimos ter uma atitude profissional numa determinada situação de auxílio. Como Técnico de Telecomunicações Móveis GSM também vos informo que estas coisas de telemóveis não são de confiar... em situação de catástrofe valham-nos os cebeístas e radioamadores!!! Talvez nunca seremos a 1ª força de intervenção em caso de emergência... mas quem sabe... poderemos ser a única...

Daniel Leitão
Estação CB Micróbio
ct5gxz
Tondela
jdleitao@clix.pt

Este site está optimizado para ser visualizado em 1440x900

Copyright © 1996, Portugal Rádio CB