O saber e o amor à causa não ocupam lugar

Estivemos em Viana do Castelo e visitámos o acampamento onde funcionou a estação CB da activação levada a efeito pelo Clube CB "A Voz do Lima".
Depois de termos trepado a pé, em plena noite escura, por uma encosta um pouco acidentada do Monte de S. Silvestre, lá fomos encontrar dois jovens fazendo aquilo que mais gostam: "rádio CB". São eles o João "Sydney" e o Paulo "Escorpião do Lima". 

Durante um fim-de-semana, com calor, frio e até chuva (Domingo de madrugada e manhã), sozinhos fisicamente, mas acompanhados dos mais de uma centena de Estações CB que com eles colaboraram "via éter" nesta activação, deram uma prova de amor e dedicação ao deu passatempo favorito.
São estes exemplos de continuidade, que nos dão força para cimentarmos a nossa luta, na defesa, divulgação e dignificação de uma actividade digna, cultural, educativa e humanitária, chamada Banda do Cidadão. Só quem não quiser, ou andar aqui por má fé, é que não consegue ver estes atributos nesta actividade radiofónica que é reconhecida por Lei e paga ao Estado para que possa, legalmente, ser utilizada.
Benditos pais que ajudam e incentivam os seus filhos a praticar esta actividade pura e saudável.
Numa época e numa sociedade como a nossa, onde quase se faz a apologia do obscurantismo moral e da irracionalidade governativa, é urgente e prioritário canalizar a nossa juventude para actividades dignas, onde possam encontrar motivos de interesse, desviando-os assim daquilo que os pode levar à desgraça e à morte.
Bastam os vergonhosos exemplos que os todo-poderosos cá desta "res pública" nos dão todos os dias nos órgãos de comunicação social, onde tanto gostam de aparecer.
É o anuncio da preparação de uma Lei, a ser aprovada, despenalizará o consumo da droga (morte), abrindo assim a porta ao envenenamento total dos que se sentem tentados à destruidora experiência.
É a continuação das guerrilhas políticas e justificações de "lana caprina" às constantes asneiras e incompetências dos seus "quadros".
É a pasmaceira de sempre, ao não tomarem decisões e atitudes inérgicas e exemplares para travar a onda do crime juvenil.
É, no caso concreto da Banda do Cidadão, o escandaloso atraso na publicação de um Portaria regulamentadora, para que de uma vez por todas, todos nós possamos saber quais os equipamentos que podemos operar em AM e SSB.
Obviamente que haveria mais para dizer. Mas fiquemo-nos por aqui. Para nos dar a "volta à cabeça" já chega.
É preocupante e é assustador.
Hoje em dia, nesta época do virtual, é urgente e fundamental cultivar e defender o real.
O realmente bom e construtivo.
Façamos rádio.
Comuniquemos e tiremos proveito disso mesmo.
Aumentemos os nossos conhecimentos aprendendo a técnica radioeléctrica, que a par da técnica da comunicação, nos transporta ao mundo maravilhoso do radioamadorismo livre.
Do descomplexado, isento da vaidade de títulos académicos ou escalões sociais, tolerante com os menos dotados e compreensivo com os que gostam de perguntar e ser ensinados sem prepotência e rancor.
O saber e o amor à causa não ocupam lugar.
Viva a Banda do Cidadão

Luís Forra
Estação CB "Dakoata Bravo"
Setembro de 2000

Este site está optimizado para ser visualizado em 1440x900

Copyright © 1996, Portugal Rádio CB