SIMULACRO EM OURÉM - 2011
 
 
SIMULACRO – OURÉM – 22 e 23 de Outubro de 2011. Este pequeno vídeo, apesar de dar uma pálida ideia do trabalho desenvolvido pelos cebeístas envolvidos neste simulacro, demonstra, mais uma vez, a importância estratégica que representam os 27 MHz como
frequência alternativa em radiocomunicações de urgência e emergência. Foi o que aconteceu com a falha da rede de VHF oficial, que devido a determinadas circunstâncias, não conseguiu cobrir a distância entre o centro de comando na retaguarda e o centro de comando operacional no teatro de operações a 20 Km de distância, numa região de pequenas montanhas. A verdadeira Banda do Cidadão é de UTILIDADE PÚBLICA. E é muito importante que não se confunda esta, com a outra que todos nós, infelizmente, conhecemos muito bem. Ainda há quem tenha dúvidas?
 
 
Aspecto do “briefing” antes de se iniciar o Simulacro da Protecção Civil de Ourém onde a Banda do Cidadão teve uma acção preponderante como frequência alternativa aos meios de radiocomunicações existentes neste exercício.
Estiveram presentes, no teatro de operações durante 24 horas seguidas, várias organizações de protecção civil, tanto nacionais como estrangeiras. Em representação do CB e com ele...mentos activos nas acções desenvolvidas, em termos de radiocomunicações, esteve o Clube CB Amigos de Torres Novas, Associação Templários CB DX de Tomar, ANARCB-DX, Tomar, Liga CB e a REDE27-Associação de Radiocomunicações de Alerta e Emergência. Oportunamente, iremos elaborar um artigo detalhado sobre este acontecimento, documentado com fotos e um pequeno vídeo. Estamos à espera que várias informações complementares para que possamos dar a conhecer a importância que teve a Banda do Cidadão neste Simulacro.
Os verdadeiros cebeístas estão de parabéns porque, finalmente, uma estrutura de Protecção Civil reconheceu, oficialmente, quão importantes foram os serviços prestados pelos operadores cebeístas para que muitas informações fossem transmitidas do teatro de operações para o Comando Operacional e vice-versa. Mais uma vez se provou que os 27 MHz é uma faixa de frequência que, quando correctamente operada, é de utilidade pública. A verdadeira Banda do Cidadão continua viva e operante.
Fiquem atentos ao que aí vem…
 
 
Operadores de serviço às estações rádio CB que estiveram 24 horas opertivos
(22 e 23 de Outubro de 2011)
 
1 – Luís Forra, estação CB “Dakota Bravo” – Liga CB e REDE27 - Almada
2 – Sérgio Nabeiro, estação CB “Lageosa” – Clube CB Amigos de Torres Novas
3 – Leonel Dionísio, estação CB “Lynomix” – Associação Templários CB DX - Tomar
4 – Jorge Rosa, estação CB “Pinéu” – Clube CB Amigos de Torres Novas
5 – Fernando Seixo, estação CB “Estrela do Nabão” – ANARCB-DX - Tomar
Algumas fotos

 

Este site está optimizado para ser visualizado em 1440x900

Copyright © 1996, Portugal Rádio CB